11 de janeiro de 2013 - 02:39

Ariano Suassuna é homenageado pela PGE-PB

(Cerimônia de entrega da Medalha do Mérito “Procurador José Américo de Almeida” ao escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna / Foto: Secom)

A homenagem ocorreu nesta quinta-feira (10) no auditório da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, em João Pessoa, e foi promovida pela Procuradoria Geral do Estado da Paraíba (PGE-PB), em parceria com a Academia Paraibana de Letras (APL).

Após a homenagem, Ariano Suassuna ministrou uma Aula Espetáculo intitulada “A Paraíba, um estado de poésis”, que fez parte das comemorações do centenário do livro “Eu”, de Augusto dos Anjos, que foi prestigiada por uma multidão.

O procurador-geral do Estado da Paraíba, Gilberto Carneiro, revelou a alegria em entregar a medalha ao escritor Ariano Suassuna. “A proposta da homenagem a Ariano foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior da Procuradoria e, agora é com satisfação que faço a entrega da condecoração. Lembro que além de espetacular escritor, ele também foi advogado e confesso ser esta ligação com o mundo jurista e a Procuradoria Geral do Estado”, declarou Carneiro.

Ariano Suassuna disse que ficou emocionado com a homenagem e recepção dos conterrâneos. “Sinto-me honrado de voltar à Paraíba e ainda mais por ter sido escolhido para conferir esta palestras, pois sou fã de Augusto dos Anjos. Fiquei emocionado com a recepção neste evento”, declarou.

O procurador-geral do Estado da Paraíba, Gilberto Carneiro, revelou a alegria em entregar a medalha ao escritor Ariano Suassuna. “A proposta da homenagem a Ariano foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior da Procuradoria e, agora é com satisfação que faço a entrega da condecoração. Lembro que além de espetacular escritor, ele também foi advogado e confesso ser esta ligação com o mundo jurista e a Procuradoria Geral do Estado, que tem muita honra de homenageá-lo”, comentou Carneiro.

Gilberto Carneiro disse ainda que a outorga da Medalha do Mérito “Procurador José Américo de Almeida” a Ariano Suassuna foi uma forma de prestar uma justa homenagem ao ilustre paraibano que tanto colaborou para o desenvolvimento cultural do Estado. “Pela primeira homenageamos alguém com a Medalha, mais alta honraria da PGE, e merecidamente teria que ser a Ariano, nosso professor. Ter essa multidão reunida para assistir ao espetáculo confirma o que ele representa: um ícone de nossa cultura”, declarou o procurador geral do Estado.

O presidente da APL, Damião Ramos Cavalcanti, também destacou a importância do evento como forma de deflagrar uma série de palestras e conferências a serem proferidas por personalidades de renome e que contribuem para um melhor conhecimento do valor cultural paraibano. “Ariano é um dos paraibanos que contribui de forma decisiva para o fortalecimento da difusão de nossa cultura, em todo país e até no exterior”, afirmou.

Durante a aula-espetáculo que ministrou logo após a condecoração, o autor do Auto da Compadecida e da Pedra do Reino fez questão de colocar a medalha e levou o público a aplaudir de pé suas declamações e lições históricas da literatura.

 

 

Secom/PB

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br