19 de dezembro de 2012 - 08:36

Após massacre, Obama encarrega vice de elaborar controle de armas

O presidente Barack Obama anunciou nesta quarta-feira que o vice, Joe Biden, irá liderar um esforço para elaborar, até janeiro que vem, recomendações para prevenir tragédias como a da última sexta-feira (14), quando um jovem de 20 anos abriu fogo em uma escola da cidade de Newtown, Estado de Connecticut, e matou 26 pessoas, sendo 20 crianças.

Obama anunciou à mídia que a maioria dos donos de armas é responsável, mas que mais de 10 mil cidadãos são mortos todos os anos por tiros e que “a violência não pode ser aceita como rotina”.

O massacre de Connecticut foi o quarto caso deste tipo nos EUA este ano.

Charles Dharapak/Associated Press
O presidente Barack Obama e o vice, Joe Biden (à esq.), em anúncio sobre estudo para controlar armas
O presidente Barack Obama e o vice, Joe Biden (à esq.), em anúncio sobre estudo para controlar armas

“Nós não poderemos preveni-los [os ataques], mas isso não pode servir de desculpa” para inação, disse. “O que buscamos aqui é algo que diga: podemos proteger a Segunda Emenda, proteger os fabricantes, pra que continuem no negócio, mas levar a sério o lado da segurança. Asseguraremos que algo como Newtown não aconteça de novo”, afirmou.

Obama já havia feito um pedido por ação durante um funeral em Newtown, no domingo (16), exigindo alterações na forma como os EUA lidam com a violência armada. Disse que nas próximas semanas iria “usar todo poder que este gabinete detém” para iniciar esforços a fim de evitar novas tragédias.

O controle de armas esteve longe das prioridades da maioria dos políticos americanos por anos, devido à popularidade das armas nos EUA e do poder da Associação Nacional dos Rifles, o poderoso grupo de lobby da indústria.

O presidente já encarregou Biden de assumir um papel importante em iniciativas políticas anteriores, como nos esforços para buscar um compromisso de redução do deficit com os republicanos no Congresso em 2011.

 

 

Folha de S. Paulo

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br