13 de dezembro de 2012 - 05:20

Governador Ricardo Coutinho nomeia professor Rangel Junior como reitor da UEPB

SAM_5656

O governador Ricardo Coutinho anunciou, na manhã desta quinta-feira (13), o nome do professor Rangel Junior como novo reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O ato de nomeação aconteceu no Palácio da Redenção, em João Pessoa. Segundo o governador, “a definição do reitor da UEPB levou em consideração a capacidade de unir forças para fazer a Universidade avançar mais. Tenho certeza que este Estado irá viver outro momento e a UEPB será otimizada para todos os paraibanos”.

A nomeação de Rangel Junior e do vice Etham Barbosa será publicada na edição desta sexta-feira (14), do Diário Oficial do Estado (DOE). A transmissão do cargo será realizada hoje à noite, na solenidade de inauguração do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), às 18h, às margens do Açude Velho, em Campina Grande.

Eleito com 4.061 votos, o que correspondeu a 51,6% dos votos válidos da comunidade universitária, o professor Rangel Junior vai comandar os destinos da Universidade até 2016. A decisão do Chefe do Executivo Estadual ratificou a vontade soberana de todos os três segmentos da Universidade Estadual que, no dia 16 de maio deste ano, foram às urnas de forma livre e democrática e referendaram o nome do professor Rangel Junior como reitor da Instituição. Confirmado no cargo, o professor disse que vai dar sequência a todas as políticas de consolidação do processo de avanço da Instituição nas áreas do ensino, da pesquisa e extensão.

SAM_5731

Rangel Junior agradeceu a confiança depositada pelo governador, reiterou compromissos em prol da consolidação e expansão da UEPB, cumprindo seu papel de vanguarda a partir de práticas ensino, pesquisa e extensão. “Estou motivado para encarar esse desafio. Diria que três eixos sustentarão nossa gestão: o lado administrativo, o acadêmico científico e a relação da universidade com a sociedade. É preciso construir mecanismos que consolidem as relações da Universidade com o público”.

Ele falou sobre a política de transparência de ações que marcará seu mandato e sobre a vocação histórica da UEPB que é a formação de professores, com capacitação permanente, e levar educação para toda a Paraíba. “Imbuídos no espírito público, ético, daremos continuidade a políticas importantes. Discutiremos também uma proposta de reforma administrativa, otimização de recursos, tudo pactuado com o governo do Estado”.

Perfil

Paraibano de Juazeirinho, Rangel Junior está há mais de 20 anos na UEPB. Sua história se confunde com a história contemporânea da Instituição. Formado em Psicologia (1987), com Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade do Rio de Janeiro (2012), tem seus caminhos confundidos com o da própria UEPB. Em duas décadas ele participou dos principais momentos da Universidade e deu a sua contribuição para que a Instituição se transformasse em um dos maiores patrimônios da Paraíba.

Em sua trajetória, já foi vice-reitor da UEPB (1996-2000), presidente da ADURNE/ADUEPB (1990-1994), além de ter ocupado os cargos de pró-reitor de Extensão da UEPB (1997), pró-reitor de Ensino e Graduação, Chefe de Gabinete e pró-reitor de Planejamento (2004-2012). Atualmente é pró-reitor de Planejamento da Instituição, tendo participação decisiva nas ações implementadas pela gestão da professora Marlene Alves, que fizeram a Universidade avançar de forma significativa.

 

 

UEPB

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br