4 de dezembro de 2012 - 10:50

MTur reúne gestores técnicos de turismo em Brasília

Brasília (DF) – Representantes da gestão pública do turismo de 26 estados brasileiros estão em Brasília (DF), desde terça-feira (27), para participar do 6º Encontro dos Coordenadores Regionais de Serviços Turísticos, que acontece no auditório da Embratur. De acordo com o coordenador-geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Jair Galvão Neto, a reunião de trabalho tem o objetivo de “alinhar processos, trocar informações sobre projetos em andamento nos governos federal e estaduais e esclarecer novidades sobre marcos regulatórios que devem impactar o setor em 2013”. Ao final do encontro, os gestores construirão o Plano de Ação 2013 com metas e diretrizes conjuntas para o turismo brasileiro.

Também participam do evento técnicos do Ministério do Turismo das áreas de Regionalização, Informação Turística, Segmentação e Qualificação dos Serviços Turísticos. De acordo com o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, o setor, no país, “precisa aprimorar seu pensamento estratégico e mensurar melhor seu impacto econômico para a economia nacional”.

Segundo Lummertz, uma das iniciativas do governo federal neste sentido é a articulação pela desoneração do segmento de parques turísticos temáticos. Se o benefício for concretizado, os parques já anunciaram que, em troca, farão investimentos da ordem de R$ 2 bilhões na região do entorno dessas atrações. “A região do entorno desses parques pode crescer muito. Precisamos enxergar essas possibilidades e trabalhar por elas”, defendeu.

O secretário informou também que os parques nacionais em unidades de conservação federal devem ganhar atenção redobrada do Ministério do Turismo em 2013. “O projeto Parques da Copa é um tema estratégico para nós. Isso porque a natureza é a primeira vocação turística do Brasil. O país tem 68 parques federais abertos à visitação. É possível pensar programas nacionais que valorizem esse potencial regional”, afirmou.

FOCO NO FUTURO Outros assuntos em pauta no evento são a implantação do Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem (SBClass), inovação e simplificação tecnológica para o Cadastur e implantação do Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRHos).

Também estão em debate questões como a orientação ao empresariado do setor e a nova ação de fiscalização do cadastro de empreendimentos turísticos, o Cadastur. O objetivo da pasta é iniciar a fiscalização em 2013, após publicação da portaria que regulamenta esse monitoramento em todo o país. A função será compartilhada entre governos federal e estaduais, fortalecendo a política de descentralização do Ministério do Turismo. “Por meio do desenvolvimento de um sistema, o Ministério do Turismo irá informatizar todos os procedimentos administrativos de fiscalização, dentre eles as ocorrências relacionadas a multas, advertências, interdições e perda do cadastro”, esclareceu Jair Galvão Neto, do MTur.

A reunião se estende até sexta-feira (30), quando o grupo deverá construir o Plano de Ação 2013 para o turismo nacional, com base em projetos do governo federal e em pleitos dos governos estaduais. O secretário Vinícius Lummertz deixou aos gestores a seguinte mensagem: “a elaboração de um projeto turístico precisa legitimar não só a rentabilidade, mas os ganhos ambientais, sociais e promocionais que ele almeja provocar”.

 

 

ASCOM

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br