3 de dezembro de 2012 - 09:02

Funesc oferece mini-curso de cinema com Rodrigo Nunes

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) está com inscrições abertas para o mini-curso “Política, poética e processo no cinema brasileiro dos anos 1960 e 1970”. As aulas serão ministradas pelo professor Rodrigo Nunes (PUC-RS), no Espaço Cine Digital, no período de 7 a 9 de dezembro, das 16h30 às 19h. Os interessados em participar podem se inscrever junto à unidade de cinema da Funesc ou coordenação do Curso de Ciências Sociais da UFPB.

De acordo com a diretora da unidade de cinema da Funesc, Cristhine Lucena, as inscrições são gratuitas e também podem ser feitas pela internet. Para tanto, é necessário solicitar o formulário e enviá-lo preenchido por e-mail: ccs@cchla,ufpb.br / cine.funesc@gmail.com. O número de vagas será limitado de acordo com a capacidade da sala.

Sobre o curso – O mini-curso discute a maneira como a ideia do fazer e da arte revolucionária foi desenvolvida no cinema brasileiro dos anos 60 e 70 – período que abrange desde as esperanças reformadoras do governo João Goulart ao golpe militar, o AI5 e a consolidação do projeto de modernização conservadora do regime civil-militar. É nesse contexto que se desenvolve o projeto modernista de convergência das vanguardas artística e política. Sem forma revolucionária não há arte revolucionária”, reza a fórmula do futurista russo Vladimir Maiakovski, adicionada em 1961, como pós-escrito ao “Plano-Piloto para a Poesia Concreta” (1958) dos irmãos Campos e Décio Pignatari.

Examinando filmes e debates de um momento rico da cultura brasileira (originador de propostas como concretismo e neoconcretismo, os Centros Populares de Cultura, a pedagogia e o teatro do oprimido e a tropicália) e alimentando-se da obra de diferentes pensadores, artistas e cineastas (Walter Benjamin, Antonio Gramsci, Gilles Deleuze, Alain Badiou, Antonin Artaud, Sergei Einsenstein, Jean-Luc Godard), o curso busca analisar as diferentes maneiras como a produção do período procurou resolver o problema da relação entre forma e conteúdo, política e poética, e do papel do produtor de cultura nos processos produtivo e de transformação social.

Aquilo a que se propõe, acima de tudo, é olhar as questões então colocadas, bem como o modo de respondê-las, não como documentos históricos, mas como elementos que podem ser renovados e transformados com sua inserção no contexto presente, servindo, em troca, para iluminar os problemas que se deparam aqueles que trabalham no espaço entre arte e política hoje.

Serão exibidos trechos de filmes de Nelson Pereira dos Santos, Leon Hirszman, Glauber Rocha, Ruy Guerra, Paulo Cezar Saraceni, Gustavo Dahl e Rogério Sganzerla, entre outros.

Sobre o ministrante – Rodrigo Guimarães Nunes é professor colaborador pós-doutorando na PUCRS, com bolsas combinadas PNPD/CAPES e FAPERGS. É PhD em filosofia pelo Goldsmiths College, Universidade de Londres. Foi professor visitante na Universidade de Londres, University of East London, Jan van Eyck Academie (Maastricht, Holanda) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Seus textos têm aparecido em publicações como South Atlantic Quarterly, Radical Philosophy, Deleuze Studies, ephemera, Transversal, Mute, The Guardian, Serrote e Lugar Comum, além de várias antologias.

Como curador, organizou um programa de filmes e debates sobre cinema brasileiro dos anos 60 e 70 apresentado em Londres, Viena e Berlim. É membro do comitê editorial da revista Turbulence (www.turbulence.org.uk) e coordenador do grupo de pesquisa Materialismos (www.materialismos.wordpress.com). Em 2012, foi premiado no concurso nacional de ensaísmo organizado pela revista Serrote/Instituto Moreira Salles por um texto sobre Terra em Transe, de Glauber Rocha.

Serviço:

Mini-curso: Política, poética e processo no cinema brasileiro dos anos 1960 e 1970

Ministrante: Prof. Rodrigo Nunes (PUC-RS)

Período: 7 à 9 de dezembro

Horário: 16:30h às 19h

Local: Espaço Cine Digital (Espaço Cultural)

Preço: gratuito

Inscrições: na  coordenação do Curso de Ciências Sociais e Unidade de Cinema e Vídeo da Funesc ou enviar a ficha de inscrição por e-mail: ccs@cchla,ufpb.br / cine.funesc@gmail.com

Mais informações: 3216 -7092/ 3211-6281

Inscrições sujeitas a limitação de acordo com a lotação da sala.

Promoção: GETS – Grupo de Estudos e Pesquisas em Estética, Técnica e Sociedade (DCS-UFPB) e FUNESC.

Apoio: PPGS-UFPB

 

 

Secom/PB

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br