30 de novembro de 2012 - 09:21

AL aprova requerimento solicitando nomeação de Rangel Junior como reitor da UEPB

(Rangel Junior obteve mais de 50% dos votos de toda comunidade universitária)

Em Sessão Ordinária realizada na manhã desta quarta-feira (28), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, o Requerimento 3988/2012, de autoria do deputado Guilherme Almeida (PSC), que solicita do Governo do Estado a nomeação do professor Rangel Junior como reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Vinte e três deputados subscreveram o requerimento: Frei Anastácio, Raniery Paulino, Branco Mendes, Antônio Vitoriano de Abreu, Janduhy Carneiro, Arnaldo Monteiro, Olenka Maranhão, Trócolli Júnior, Gervásio Maia, André Gadelha,  Edmilson Soares, Márcio Roberto, Caio Roberto, Léa Toscano, Doda de Tião, Francisco de Assis Quintans, Luciano Cartaxo, Aníbal Marcolino, Domiciano Cabral, Reginaldo Pereira, João Henrique, João Gonçalves e Daniella Ribeiro.

O requerimento pede ao governador Ricardo Coutinho (PSB) para acatar a decisão democrática de mais da metade da comunidade acadêmica. Vários deputados que subscreveram a propositura fizeram questão de manifestar o posicionamento favorável à nomeação de Rangel Junior. Os parlamentares querem que o governador ratifique a vontade soberana da comunidade universitária e nomeie o candidato mais votado na consulta para escolha do reitor da Instituição. A sessão foi presidida pelo deputado Edmilson Soares.

Em sua justificativa, Guilherme Almeida pediu ao governador para manter a tradição democrática da UEPB, na sétima eleição da Instituição. O parlamentar pediu aos deputados para aprovarem o requerimento por unanimidade, devido à importância da matéria. Ele também pediu a Mesa Diretora da Casa para comunicar urgentemente o Governo do Estado sobre a aprovação da matéria.

Guilherme enfatizou que a história da democracia se refere a um conjunto de processos históricos por meio dos quais foram forjados discursos e práticas políticas de cunho democrático.  Nesse conceito de democracia, a Universidade Estadual da Paraíba, conforme destacou o deputado, foi às urnas nas prévias para reitor e o escolhido pela maioria foi o professor Rangel Junior, que obteve 3.367 votos de alunos, 220 de servidores técnico-administrativos e 465 de professores, o que representou mais de 50% dos votos de toda comunidade universitária. O nome de Rangel foi referendado nas urnas pelos três segmentos da instituição.

 

 

UEPB

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br