28 de agosto de 2012 - 08:14

Artesãos paraibanos são premiados no Top 100 do Sebrae

A beleza e criatividade do artesanato paraibano foram, mais uma vez, reconhecidos pelo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. Das 100 melhores unidades produtivas de artesanato do Brasil, quatro são paraibanas. No dia quatro de setembro, recebem o prêmio no Rio de Janeiro a Associação dos Artesãos de Monteiro (Assoam), Natural Fashion (Campina Grande), Desfiar Labirinto (Riachão do Bacamarte) e Cooperativa das Bordadeiras de Alagoa Nova (Cooban).

O Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato reconhece e valoriza o trabalho de artesãos brasileiros, selecionando as 100 unidades produtivas mais competitivas. Estética e valor cultural são critérios levados em conta na análise dos trabalhos, porém, o que diferencia essa premiação das outras é o fato da avaliação levar em conta processos produtivos com foco no mercado, como inovação, eficiência produtiva, logística, viabilidade comercial, responsabilidade social e gestão estratégica.

Foram várias as etapas de avaliação dos concorrentes. Quase duas mil pessoas participaram das inscrições; destas, 90 da Paraíba. A seleção final, composta por um júri formado por sete especialistas, aconteceu no dia 17 de maio no Rio de Janeiro. A comissão julgadora foi composta por representantes da área de design, comércio, imprensa, do setor de artesanato e do Ministério da Cultura.

Para a coordenadora executiva do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa, a relevância de um prêmio nacional como o Top 100 é um incentivo forte para os artesãos e reforça o trabalho sério, criterioso e de qualidade produzido pela Paraíba.

“Um reconhecimento desse nível fortalece a associação, o artesanato produzido aqui. Estamos sempre trabalhando a motivação dos artistas para que, cada vez mais, procurem se enquadrar e conquistar prêmios importantes a exemplo do TOP 100. Os salões, as feiras por todo Brasil servem de vitrines para mostrar a qualidade das nossas peças”, afirmou.

Três vezes Top – A presidente da Associação Desfiar Labirinto, Terezinha Matias Cristovam, que chegou recentemente da feira Craft Design, em São Paulo, manifestou o orgulho de receber o prêmio pela terceira vez. “Fomos premiadas em todas as edições do Sebrae Top 100 e dessa vez a sensação é ainda melhor, porque temos a certeza de que estamos no caminho certo. Ostentar esse título dá mais visibilidade ao nosso trabalho e com certeza é motivo de muita alegria”, comemorou.

Trinta e cinco artesãs de renda labirinto fazem parte da Associação Desfiar, localizada na cidade de Riachão do Bacamarte.

Craft Design – Os trabalhos de 54 artesãos paraibanos foram expostos com sucesso na 21ª Craft Design no Estado de São Paulo. Durante quatro dias, a feira apresentou novos conceitos e tendências no mercado de decoração e design.

De acordo Ladjane Barbosa, mais de R$ 200 mil foram comercializados na feira. A expectativa inicial, que era de R$ 120 mil, foi logo superada no primeiro dia do evento. “Vendemos tudo. Trouxemos muitas encomendas na mala. Graças a Deus o trabalho de consultoria e prospecção que realizamos antes do evento trouxe reflexos bem mais positivos que o esperado. O Artesanato e o nome da Paraíba saíram fortalecidos não só na Craft Design, mas para lojistas e profissionais de todo o mundo que participaram do evento. A consultoria prévia nos trouxe ótimos resultados nos negócios”, comemorou Ladjane.

 

 

Secom/PB

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br