28 de agosto de 2012 - 10:26

Economia da Espanha tem retração de 0,4% no 2º trimestre

A economia da Espanha apresentou nova retração no segundo trimestre, de acordo com estatísticas divulgadas pelo país nesta terça-feira. A nova queda se deve à baixa do consumo doméstico, sinalizando uma recessão prolongada conforme o país avança com os esforços para reduzir seu déficit público.

O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,4% no segundo trimestre do ano, de acordo com os dados finais que confirmaram uma leitura preliminar. Mas na comparação anual a queda foi de 1,3%, pior do que as estimativas iniciais de 1%.

A economia da Espanha caiu de novo em recessão no primeiro trimestre, quando a produção recuou 0,3%, e as estimativas do governo mostram que o PIB provavelmente encolherá neste ano e no próximo conforme avança com as medidas de redução de déficit.

Os dados foram divulgados um dia depois da Espanha dizer que sua economia teve uma performance bem menor do que o esperado nos últimos dois anos.

Nesta terça-feira, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) também revisou para baixo o PIB do quarto trimestre de 2011, para queda de 0,5% ante recuo de 0,3% anteriormente.

Os dados mostraram que as exportações garantiram algum suporte para a economia, ao crescerem 3,3% no segundo trimestre na comparação anual. Mas a demanda nacional recuou 3,9%, após uma queda revisada de 3,2% no primeiro trimestre.

O emprego, medido em termos de postos de trabalho equivalentes a período completo, caiu 4,6% no segundo trimestre, um ponto mais do que entre janeiro e março, o que representa redução de 801 mil empregos líquidos. Atualmente, o desemprego na Espanha é de 24,6% da população ativa.

Perto de custos de empréstimos recordes e com uma economia mostrando poucos sinais de recuperação em breve, a Espanha se aproxima de pedir um resgate europeu, o que para analistas é apenas uma questão de tempo. O país já negociou até 100 bilhões de euros em ajuda para seus bancos.

 

 

Folha de S. Paulo

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br