25 de agosto de 2012 - 06:01

Primeiro homem a pisar na Lua, Neil Armstrong morre aos 82 anos

(Neil Armstrong fez história ao ser o primeiro homem a pisar na lua / Foto: Reuters)

O astronauta Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, morreu neste sábado (25) aos 82 anos. A morte foi informada à imprensa dos Estados Unidos pela família do astronauta, que emitiu um comunicado. “Neil Armstrong relutava em ser um herói americano. Ele acreditava que estava apenas fazendo seu trabalho”, diz trecho do texto.

o ex-astronauta havia passado por uma cirurgia cardíaca no começo deste mês, apenas dois dias antes de seu aniversário no dia 5, para desbloquear a artéria coronária. Segundo os familires, a morte é decorrente de complicações da cirurgia.

Como comandante da Apolo 11, Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua, no dia 20 de julho de 1969, e também o autor de uma das principais frases da história contemporânea: “É um pequeno passo para um homem, mas um salto gigante para a humanidade”

(Uma das únicas fotos de Armstrong na Lua. Como ele estava com a câmera, a maioria mostra Buzz Aldrin. / Foto: Johnson Space Center Media Archive)

Armstrong tinha 39 anos quando comandou a tripulação da nave Apollo 11. Ao lado do também astronauta Edwin Buzz Aldrin, ele caminhou na Lua por quase três horas, vinte minutos após a nave aterrissar no satélite natural da Terra.

A missão da Apolo 11 foi a última do astronauta. No ano seguinte Armstrong assumiu um cargo administrativo na NASA, mas resolveu deixar o emprego para ser professor de engenharia na universidade de Cincinnati.

 

Biografia

Neil A. Armstrong nasceu em Wapakoneta (Ohio) em 5 de agosto de 1930 e ingressou na carreira de astronauta no Estado de Ohio.

Após trabalhar como aviador naval (entre 1949 e 1952), Armstrong passou a trabalhar na Naca, órgão que precedeu a Nasa. Nos 17 anos seguintes, ele trabalhou como engenheiro, piloto de teste, astronauta e administrador da Nasa.

Em 1966, o astronauta também participou da missão Gemini 8 como comandante. Esta empreitada foi a primeira em que foi realizada com o sucesso o emparelhamento de dois veículos no espaço com sucesso.

Após a missão Apollo 11 e toda a repercussão da missão, Armstrong saiu da Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço) e dedicou-se a dar aulas de engenharia especial na Universidade de Cincinnati até 1979.

 

 

UOL/Estadão/Reuters

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br