24 de agosto de 2012 - 10:45

Mutirões irão viabilizar cirurgias de catarata

Quatro mutirões acontecerão, simultaneamente, nesta sexta-feira (24) e marcam ação do governo para diminuir tempo de espera por cirurgia. O município de Serrinha (BA), distante 191 km de Salvador, terá a presença da presidenta Dilma Rousseff, a partir das 10h, para o lançamento oficial. O lançamento da campanha será marcado também por ações no Centro de Saúde Avelino Queiroga (Pombal/PB); na Fundação Hospital do Acre – Fundhacre (Rio Branco/AC); e no Hospital Santa Casa de Montes Claros (Montes Claros/MG), no mesmo dia.

A presidenta fará o anúncio de investimento para que a rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS) viabilize um número maior de operações. Cerca de R$ 650 milhões serão repassados para que estados e municípios realizem as chamadas cirurgias eletivas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, as cirurgias de catarata em sistema de mutirão tiveram um crescimento de 97% no SUS, passando de 86 mil em 2010 para 169,4 mil no ano passado. Nos últimos quatro anos foram realizados 16,2 milhões de procedimentos oftalmológicos (diagnose, tratamento e cirúrgico) em todas as faixas etárias.

Além disso, desde o ano passado, o ministério definiu novos mecanismos para auxiliar os estados a aumentar o número de cirurgias eletivas. O número avançou ainda entre os transplantes. Das 23.397 cirurgias feitas no país em 2011, 14.838 foram de córnea – 62% do total.

O Ministério da Saúde pretende ainda atrelar à saúde ocular à Rede de Atenção às Pessoas com Deficiência, criar interface da rede com tratamento de doenças infecciosas, e na saúde do bebê, incentivando os pediatras a fazerem exames oftalmológicos simples já no berçário, por exemplo.

 

Catarata

A catarata é a alteração do cristalino, uma das principais lentes do olho, onde a imagem é focalizada. Essa lente fica mais opaca com o envelhecimento natural do organismo. A perda da transparência dificulta a chegada da luz à retina e a visão diminui. O avançar dessa condição transforma-se em catarata. A doença é mais comum a partir dos 60 anos e acomete todas as pessoas, mas em graus diferentes.

Alguns idosos não precisam operar logo que aparece a doença, por isso é importante procurar um especialista. A catarata também pode ser provocada por infecções na vida adulta, uso de medicamentos como cortisonas, um trauma (batida no olho, por exemplo) ou deficiência congênita. Os diabéticos geralmente têm catarata mais cedo. A doença é progressiva e reduz a visão.

 

 

Ministério da Saúde

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br