22 de agosto de 2012 - 09:10

ANEEL aprova aumento da tarifa de energia elétrica na Paraíba

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o reajuste tarifário da empresa Energisa Paraíba distribuidora de Energia S/A (EPB). As novas tarifas entrarão em vigor a partir do dia 28 de agosto de 2012.

O efeito médio a ser percebido pelos consumidores da concessionária será de 3,78%.    Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X*, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais. Os índices aprovados são o máximo que as empresas podem praticar.

Mais informações sobre os processos de reajustes tarifários podem ser consultadas no endereço eletrônico da ANEEL (www.aneel.gov.br), perfil espaço do consumidor, na cartilha “perguntas e respostas sobre tarifas de distribuidoras de energia elétrica”.

Confira abaixo os índices a serem aplicados às contas dos consumidores:

Empresa Classe de consumo
Baixa tensão (abaixo de 2,3 kV) Alta tensão (de 2,3 a 230 kV)
Energisa (EPB) 3,60 % 4,27 %

 

*Fator X é um índice fixado pela ANEEL na época da revisão tarifária. Sua função é repassar ao consumidor os ganhos de produtividade estimados da concessionária decorrentes do crescimento do mercado e do aumento do consumo dos clientes existentes. Assim, o mecanismo contribui para a modicidade tarifária.

 

 

ANEEL

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br