22 de agosto de 2012 - 08:50

Projetos de esporte educacional receberão R$ 30 milhões nos próximos dois anos

Trinta e dois projetos de esporte educacional de 17 estados vão receber R$ 30 milhões durante dois anos, por meio do Programa Petrobras Esporte & Cidadania.

Foram divulgadas nesta terça-feira (21) as iniciativas selecionadas, que vão beneficiar 45 mil crianças e adolescentes com ações de inclusão social e desenvolvimento humano por meio de atividades esportivas.

Os estados contemplados foram Rio de Janeiro (6), Minas Gerais (3), São Paulo (3), Ceará (3), Rio Grande do Sul (3), Bahia (2), Amapá (2), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Rondônia (1), Pará (1), Pernambuco (1), Santa Catarina (1), Paraná (1), Goiás (1), Mato Grosso (1) e Mato Grosso do Sul (1). “Buscamos, com a iniciativa, dar maior capilaridade aos nossos programas de inclusão social”, destacou o gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, Armando Tripodi.

Por região, o Sudeste está representado por 12 projetos, o Nordeste por oito, a região Sul por cinco, os estados do Norte por quatro, e o Centro-Oeste por três. Confira a lista completa de projetos. Foram inscritos pela internet 892 projetos de todo o País. Após análise inicial de documentos, o número caiu para 436.

Durante o período de inscrição, a Petrobras realizou Caravanas Esportivas, que passaram por 26 estados e no Distrito Federal entre agosto e dezembro de 2011. O objetivo foi esclarecer dúvidas sobre o processo seletivo. As caravanas realizaram oficinas gratuitas, que aconteceram em duas modalidades: presencial e virtual. Um total de 3.929 participantes de 1.500 instituições passaram pelas oficinas. Foram realizados 3.527 atendimentos a instituições.

Programa

Em outubro de 2010, a Petrobras lançou o Programa Petrobras Esporte & Cidadania, uma abrangente iniciativa de apoio ao esporte do Brasil. O programa vai destinar, até 2014, recursos a quatro diferentes segmentos: Esporte Educacional, Esporte de Rendimento (boxe, esgrima, remo, taekwondo e levantamento de peso), Esporte de Participação e Memória do Esporte. A iniciativa é uma parceria da Petrobras com o Ministério do Esporte. Os investimentos no segmento de Esporte de Rendimento renderam ao Brasil três medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres.

“Quando a Petrobras investe no esporte educacional, ela reconhece e reforça que é preciso que crianças e adolescentes possam se formar em escolas, onde o esporte é um direito e porta de entrada para a cidadania”, afirmou a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, durante divulgação dos projetos selecionados, nesta terça-feira, no centro de referência esportiva Vila Olímpica da Mangueira, no Rio de Janeiro.

Os centros de referência são outra frente de atuação do programa para o esporte educacional, e atendem diretamente crianças e adolescentes para práticas esportivas. Além do Rio de Janeiro, Amazonas e Bahia já têm seus centros. Até 2014, serão implantados sete outros, para articular prática esportiva, formação de professores e a integração do esporte com a saúde, a educação e a cultura.

“O esporte não é apenas o segmento de educação, que ajuda a formar o cidadão. O esporte ensina a aprender com dignidade, a acreditar no próprio talento. Esporte ajuda a formar o caráter do cidadão. É muito mais barato investir em esporte, do que em saúde. E mais barato ter uma criança na escola do que em um hospital”, afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

 

 

Ministério do Esporte

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br