19 de agosto de 2012 - 07:19

Iraque ajuda Irã a contornar embargo dos EUA e da UE a petróleo

O Irã tem recebido a ajuda do Iraque para contornar os embargos internacionais ao país por causa de seu programa nuclear, de acordo com o New York Times. O país vizinho está contrabandeando petróleo e permitindo a Teerã que movimente grandes volumes da commodity através de depósitos bancários.

No mês passado, o presidente Barack Obama disse que o banco islâmico Elaf, do Iraque, realizou transações de dezenas de milhões de dólares com bancos do Irã, já sob a vigência das sanções.

O New York Times, porém, diz que o Elaf é apenas um de uma rede de instituições financeiras e de operações de contrabando que atuam no esquema.

David Cohen, subsecretário de terrorismo e inteligência financeira do Departamento do Tesouro dos EUA, disse que o país está agindo para evitar que o Irã escape das sanções, seja através do Iraque ou de qualquer outro país.

Os funcionários do governo iraquiano estão fechando os olhos para as grandes somas transferidas e o contrabando, sendo que alguns deles estão recebendo benefícios diretos com a atividade, disse o jornal norte-americano.

 

 

Folha de S. Paulo

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br