16 de agosto de 2012 - 09:18

Equador convoca chanceleres da Unasul sobre caso Assange

O Equador convocou uma reunião de emergência dos chanceleres da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) para o próximo domingo (19) em Guayaquil, para analisar a situação diplomática derivada da concessão de asilo ao fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, informou nesta quarta-feira o ministério das Relações Exteriores em Brasília.

O Brasil “foi convocado nesta quinta-feira para uma reunião de chanceleres da Unasul em Guayaquil para examinar o caso, e ainda não decidiu se irá o chanceler (Antonio Patriota) ou outro representante”, disse um funcionário do ministério à France Presse.

Quito concedeu nesta quinta-feira asilo diplomático ao fundador do WikiLeaks por considerar que sua vida corre risco após ter divulgado centenas de milhares de documentos secretos dos Estados Unidos.

O governo britânico manifestou a sua “decepção” com a concessão do asilo e indicou que, apesar disso, “cumprirá a obrigação de extraditar” Assange para a Suécia, que o requer por supostos crimes de agressão sexual, que ele nega ter cometido.

Quito denunciou que o Reino Unido havia ameaçado entrar em sua embaixada em Londres para deter Assange e pediu solidariedade aos países da região para que rejeitem o que considerou uma tentativa de intimidação.

Assange está na embaixada equatoriana desde 19 de junho.

 

 

Folha de S. Paulo

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br