16 de agosto de 2012 - 10:18

BC chinês injeta US$ 11,8 bi no mercado, o maior volume em seis semanas

XANGAI – O Banco do Povo da China (PBOC, o banco central do país) injetou 75 bilhões de yuans (US$ 11,8 bilhões) líquidos no mercado monetário nesta semana por meio de suas operações regulares no mercado aberto. Essa foi a maior injeção de liquidez em seis semanas e ocorre enquanto o PBOC intensifica os esforços para impulsionar a economia em meio ao declínio das pressões inflacionárias.

A injeção de dinheiro por meio das operações no mercado aberto podem reduzir as taxas do mercado monetário da China, efetivamente diminuindo os custos de financiamento das empresas para ajudá-las a lidar com o enfraquecimento da economia doméstica, segundo operadores.

Como resultado das recentes operações no mercado aberto, a taxa média ponderada de recompra interbancária de sete dias, uma medida das taxas de juros do mercado monetário chinês, tem ficado em torno de 3,5% desde o começo de julho. A taxa está menor do que a de mais de 4,0% registrada no fim de junho, quando o PBOC começou a oferecer acordos de recompra reversa – uma linha de crédito de curto prazo – com frequência.

O banco central informou que ofereceu 70 bilhões de yuans em acordos de recompra reversa de sete dias a 3,35% hoje, a mesma taxa da operação de terça-feira, quando foram oferecidos 50 bilhões de yuans. O PBOC também ofereceu 20 bilhões de yuans em acordos de recompra reversa de 14 dias a 3,60%, abaixo da taxa de 4,0% oferecida pela última vez em 5 de julho.

Incluindo as operações de hoje, o PBOC injetou um total de 896 bilhões de yuans no sistema bancário por meio de ofertas de recompra reversa durante as últimas oito semanas. Alguns analistas afirmam que o grande volume de ofertas como essas sugere que o banco central chinês está ampliando a dependência de instrumentos mais flexíveis, em vez de usar ferramentas agressivas como cortes na reserva compulsória dos bancos, tendo em vista as preocupações com um aumento da inflação no restante do ano por causa dos preços dos alimentos.

O PBOC realiza operações regulares no mercado aberto às terças e quintas-feiras. Nesta semana vencem 35 bilhões de yuans em títulos e acordos de recompra e 100 bilhões de yuans em acordos de recompra reversa. O banco central injetou um total de 44 bilhões de yuans líquidos no sistema bancário na semana passada por meio das operações.

 

 

Estadão com Dow Jones

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br