14 de agosto de 2012 - 09:52

Economias da UE e da zona do euro registram contração de 0,2%

As economias dos países da zona do euro e dos 27 membros da União Europeia registraram contração de 0,2% no segundo trimestre de 2012, em comparação com o primeiro trimestre deste ano. Na ocasião, o crescimento foi nulo nas regiões avaliadas, de acordo com o Escritório Estatístico da Europa, o Eurostat.

Na comparação de um ano para o outro, o PIB (Produto Interno Bruto) da zona do euro caiu 0,4% no período de abril a junho, enquanto na União Europeia a redução foi de 0,2%.

No período estudado, pelo menos oito países estavam em recessão, incluindo três das grandes economias do bloco, como Itália, Espanha e Reino Unido. Ainda não foram divulgados dados de todos os países membros.

Dos três países resgatados, estão em recessão Grécia, que teve redução de 6,2% no período interanual, e Portugal, com retração de 1,2%. Ainda não são conhecidos os dados da Irlanda.

Os resultados ruins se repetem no Chipre, que pediu um resgate completo à zona do euro e ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e registra quatro trimestres em terreno negativo.

A Romênia, por outro lado, conseguiu sair da recessão ao registrar um ligeiro crescimento de 0,5% entre abril e junho, frente à queda de 0,1% e 0,2% nos trimestres imediatamente anteriores.

Os resultados mais surpreendentes foram a retração da Finlândia, com queda de 1%, um dos países menos afetados pela crise financeira. No primeiro trimestre, o país avançou 0,8%. O mesmo aconteceu com a Bélgica, que viu seu PIB encolher 0,6%, depois de ter crescido 0,2% nos primeiros três meses do ano.

O melhor resultado foi registrado pela Suécia, com um crescimento de 1,4%, enquanto o PIB da França segue estagnado e o alemão aumentou 0,3%.

 

 

Folha de S. Paulo

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br