7 de agosto de 2012 - 09:01

Curso discute avanços e desafios do Ensino Médio Inovador – ProEMI

Professores articuladores do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI participam, nesta sexta-feira (10), em João Pessoa, do “Curso de Atualização Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador”. O evento começa, às 8h, no Hotel Netuanah, localizado na praia do Cabo Branco e terá a participação de técnicos do Ministério da Educação (Mec) e Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A capacitação ocorre simultaneamente nos Estados da Paraíba, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão e Acre. Na programação, haverá apresentação da proposta do “Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador e rodas de conversas para troca de experiências”.

O evento integra do Programa Ensino Médio em Diálogo e tem o intuito de discutir os avanços, as dificuldades e os desafios referentes a esta modalidade de ensino. No encontro será apresentada a metodologia, cronograma, estrutura curricular e processo avaliativo do curso, os gestores conhecerão a Plataforma Moodle – AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), suas estruturas e ambientes. O curso conta com a parceria do Observatório da Juventude e Observatório Jovem, da UFMG.

Na Paraíba, 27 instituições de ensino de 23 municípios localizados nas 14 Gerências Regionais de Educação (GREs) trabalham com o Proemi, fortalecendo as propostas curriculares nas instituições de ensino médio e ampliando o tempo dos estudantes na escola. A meta é garantir a inserção de atividades que tornem o currículo mais atraente dinâmico.

Para o secretário de Estado da Educação, Harrison Targino, o programa tem como objetivo a melhoria da formação, a diminuição da evasão escolar e o protagonismo dos jovens. “O Programa se preocupa com a inserção do jovem que cursa o ensino médio no mundo social buscando que ele tenha uma formação para cidadania e para o trabalho. Além disso, o estudante que tem alguma atividade complementar não abandona a escola, diminuindo assim a evasão escolar e motivando o estudo”, destaca.

Proemi – O Programa Ensino Médio Inovador é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC)/Secretaria de Educação Básica; foi instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.

Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando diversas áreas do conhecimento a partir de oito macrocampos.

A adesão ao Proemi é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital. As escolas recebem apoio técnico e financeiro, através do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de projetos de reestruturação curricular.

 

 

Secom/PB

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br