6 de agosto de 2012 - 08:41

Governo garante passagens para atletas que vão disputar Olimpíadas Escolares

O governador Ricardo Coutinho visitou nesse sábado (4) os jovens da etapa estadual dos Jogos Escolares e Paraescolares 2012, categoria de 12 a 14 anos, em Patos, e anunciou que os atletas das equipes que se classificarem ganharão passagens aéreas para disputar as Olimpíadas Escolares Brasileiras, na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, no mês de setembro.

Ricardo Coutinho falou para 250 competidores da categoria futsal masculino e feminino e foi homenageado com um troféu oferecido em nome dos competidores.   O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, José Marco, e o coordenador técnico dos jogos escolares, professor Mineiro, falaram das mudanças dos jogos escolares na edição deste ano.

A expectativa é que cerca de 400 atletas campeões das 13 modalidades dos Jogos Escolares representem a Paraíba nas Olimpíadas Escolares. “Acabou o tempo em que os competidores passavam dois, três dias na estrada enfrentando situações como quebra de ônibus, falta de combustível e alimentação inapropriada que prejudicavam na hora de competir. Vamos garantir uma viagem de avião que é mais rápida, confortável e com as condições para que nossos atletas mirins façam bonito nas olimpíadas”, destacou o governador.

Ricardo Coutinho afirmou que o governo vem trabalhando para qualificar cada vez mais os Jogos Escolares, oferecendo hospedagens em hotéis e alimentação adequada para todos os atletas mirins que disputarem os jogos escolares com representantes de 100 municípios da Paraíba. “Eu sei da importância do esporte para a cidadania, para a saúde e por oferecer um caminho, uma perspectiva de futuro, em um mundo tão difícil”, destacou.

Segundo Ricardo, o governo vem investindo cerca de R$ 20 milhões na reforma do Antigo Dede, em João Pessoa, que voltará a ser um centro esportivo preparado para grandes competições, além dos investimentos nas reformas dos estádios Almeidão, na Capital, Amigão, em Campina Grande,  e Perpetão, em Cajazeiras. “Queremos oferecer as condições para a prática de esportes e fico feliz em ver uma juventude reunida, praticando seu esporte preferido e tendo uma crença que na Paraíba existe um caminho a ser trilhado que é o fortalecimento do esporte amador”, destacou.

O secretário de Juventude, Esporte e lazer, José Marco, disse que foi atleta e sabe da importância dos competidores chegarem bem, com a preparação adequada para competir. Ele explicou que os jovens estão estimulados a treinar e jogar porque, ao contrário de anos anteriores, estão hospedados em locais confortáveis com quartos climatizados e alimentação regrada.

“O Governo do Estado realiza mais um evento que proporciona a alegria de quase 1.000 alunos-atletas e ainda paraatletas. É um sonho estar fazendo parte disso, e como medalhista olímpico, ver esses atletas de 12 e 14 anos se destacando e levando o nome da Paraíba para fora do Estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras”, disse o secretário José Marco.

O professor de Educação Física José Adalberto, da cidade de Sumé, agradeceu a oportunidade que o Governo do Estado está dando para que os competidores se abriguem em locais confortáveis e dignos e com alimentação de primeira qualidade. Ele lembrou que em edições anteriores viu atletas dormindo em colchões no chão em locais escuros e com mofo que prejudicavam a saúde dos estudantes.

Atletas comemoram mudanças nos Jogos Escolares – A estudante Wiuliana Almeida Diniz, da equipe de futsal de Diamante, disse que os jogos escolares deste ano estão muito melhores que os realizados nos últimos anos. “Tínhamos que dormir no chão e conviver com atrasos na alimentação. Hoje temos transporte de qualidade, comida na hora certa e tivemos o privilégio de estar com o governador Ricardo Coutinho prestigiando os jogos. Com esse apoio, a gente pode se preparar melhor, descansar, treinar melhor, o que melhora todas as equipes”.

A atleta lembrou que já foi com sua equipe de ônibus competir em Fortaleza e a viagem foi muito cansativa, principalmente porque tiveram que jogar já no outro dia. “O avião é mais confortável, rápido e dará tempo para os atletas se prepararem para os jogos decisivos”, explicou Wiuliana.

Paulo Roberto, do time de futsal de Sumé, também disse que os jogos deste ano estão bem melhores, principalmente por que dormiam todos em colchões e em local quente que prejudicava até a dormida. “A nossa vida mudou muito e para melhor. Espero que nossa equipe seja a campeã para irmos competir em Goiás de avião como os grandes atletas”, contou.

 

 

Secom/PB

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br