Aeroporto registra aumento na movimentação de passageiros em maio e junho
Por dois meses consecutivos, maio e junho de 2012, o movimento de passageiros no aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, registrou crescimento. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em junho houve uma movimentação de 111.751 passageiros, índice 24,23% maior que o mesmo mês do ano passado. Em maio o crescimento foi de 18,83%. No semestre foi registrado um incremento na movimentação de 11,47% em relação ao mesmo período de 2011.
Passaram pelos portões de embarque e desembarque 612.462 passageiros, contra 549.445 em junho do ano anterior. Essa movimentação mensal coloca o aeroporto paraibano em terceiro lugar no ranking dos equipamentos administrados pela Infraero na região Nordeste.
No semestre, o Castro Pinto ficou atrás apenas de Aracaju (27,72%) e São Luis (14,55%). Com esse resultado o aeroporto mantém-se em terceiro no ranking nordestino, perdendo somente para Aracaju (34,56%) e Maceió, que registrou um crescimento de 24,5% no período.
Campina Grande – O mesmo crescimento na movimentação de passageiros em João Pessoa foi registrado no aeroporto João Suassuna, em Campina Grande. No primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma elevação de 11,11%. Foram 64.618 passageiros embarcando e desembarcando no primeiro semestre de 2012, contra 58.156 registrados em 2011. Em junho deste ano, o crescimento foi de 22,73% em relação a junho do ano passado. Mais de 12 mil passageiros cruzaram os portões do João Suassuna no período.
Novos mercados – Os dados divulgados pela Infraero apontam situações que podem revelar uma mudança de preferência de destinos dos turistas. Salvador, por exemplo, registrou uma queda de 6% na movimentação de passageiros no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Em junho, a queda foi menor, de 2,2%. Natal, outro mercado tradicional, também registrou queda no semestre, de 2,21%, apesar de ter se recuperado em junho, com uma elevação de 6,94%.
Passeios – De acordo com a direção da Luck Receptivo de João Pessoa, o movimento de fechamento de passeios turísticos tem se mantido em alta em relação ao ano passado, mesmo em um período considerado de meia estação. Em junho deste ano, a empresa fechou uma média de 450 pacotes com turistas por dia, e chega a transportar mais de 1,5 mil pessoas nos finais de semana, a partir de sexta-feira até domingo. O fluxo de pessoas apresentou um crescimento médio de 20% e muitos turistas adquirem mais de um passeio.
Dos passeios fechados, a maioria dos turistas tem origem do Estado de São Paulo, confirmando estatística da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), que apontou que os paulistas são os maiores consumidores do turismo paraibano. Mas pessoas de outros lugares do Brasil, com do Rio Grande do Sul e Brasília, têm registrado um crescimento sustentável.
Secom/PB
Outras Notícias
-
Rede hoteleira de João Pessoa registra ocupação de 83,60% dos leitos em janeiro
-
Aumenta a satisfação dos usuários com os aeroportos brasileiros
-
Saiba quais são os três destinos brasileiros mais procurados no verão
-
Centro de Convenções de João Pessoa registra aumento de eventos e supera indicadores
-
Demanda por voos internacionais tem um ano consecutivo de crescimento
Últimas Notícias
-
Eleições 2018: eleitor que pretende votar tem um mês para regularizar situação
-
-
Seca
Ricardo decreta situação de emergência em 196 municípios paraibanos
-
Tributos
Governo publica lei que institui Refis para micro e pequenas empresas
-
Lula preso
Lula no ABC: “Sairei dessa maior, mais forte, mais verdadeiro e inocente”