16 de julho de 2012 - 08:41

Rússia acusa Ocidente de ‘chantagem’ por nova resolução sobre Síria

A Rússia acusou nesta segunda-feira as potências ocidentais de exercer uma “chantagem” para obrigar Moscou a aceitar as sanções do Conselho de Segurança da ONU contra o regime de Damasco.

“Lamentamos muito, mas vemos elementos de chantagem”, declarou o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, afirmando que as potências ocidentais pressionaram a Rússia a aceitar as sanções e que, caso contrário “se recusariam a prolongar o mandato da missão de observadores” na Síria.

“Consideramos que é uma atitude absolutamente contraproducente e perigosa”, acrescentou.

As negociações da semana passada no Conselho de Segurança da ONU sobre um projeto de resolução sobre a Síria se converteram em uma disputa entre os ocidentais e a Rússia.

GUERRA CIVIL

O CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) declarou ontem estado de guerra civil na Síria. E confirmou que o conflito no país se estende além de Hama, Idlib e Homs (bastiões da oposição).

A definição delimita as leis do conflito. Além de aparato de proteção a civis, ficam fixadas condições para futuros processos jurídicos por crimes de guerra.

“O que importa é que agora as leis humanitárias se aplicam ao país, o que significa que civis e aqueles que não estão envolvidos no conflito devem ser protegidos”, disse o porta-voz do CICV, em Genebra, Alexis Heeb ao jornal “The Guardian”.

A decisão da Cruz Vermelha é um marco nos 17 meses da revolta síria, em que protestos pacíficos deram lugar a crescente conflito armado.

 

 

Folha de S. Paulo

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br