11 de julho de 2012 - 05:15

História e cachaça das cidades do Brejo paraibano são destaques no portal UOL

Os roteiros do Brejo paraibano voltam a ganhar espaços na mídia nacional. O portal UOL, um dos maiores do país, traz reportagem nesta quinta-feira (11) que destaca as rotas ‘Caminhos dos Engenhos’. A matéria, assinada pelo jornalista Eduardo Vessoni, ressalta que o Brejo é  “destino ideal para as férias de julho, onde o visitante deve deixar a região viciado por uma das mais agradáveis opções turísticas e históricas de toda a Paraíba”.

Vessoni informa no texto que entre julho e agosto, quando a região chega a registrar temperaturas de até 12°, o Brejo paraibano serve também de cenário para o evento ‘Caminhos do Frio’. Areia, Bananeiras e Alagoa Grande são algumas das cidades que recebem os visitantes com atividades como exposições de artesanato, apresentações de dança e de grupos folclóricos, shows de forró pé-de-serra, oficinas culturais e passeios como trilhas e visita aos engenhos locais.  “É a mistura de história e degustação de cachaça pelo interior da Paraíba”, escreve.

Destaque – A reportagem dá destaque à cidade de Areia. “Pode parecer história de fazendeiro exagerado, mas bem longe da cobiçada costa litorânea paraibana o viajante encontra um inesperado roteiro turístico que inclui visita a antigos engenhos produtores de cachaça, casario histórico bem preservado e um clima de interior com direito até o friozinho serrano”, conta Vessoni.

Localizada no Brejo paraibano, formada por serras e vales, Areia é uma das principais portas de entrada para os turistas. Esse pequeno município de 23 mil habitantes, que no século 17 serviu de parada de tropeiros que seguiam para o sertão nordestino, abriga um belo conjunto arquitetônico declarado Patrimônio Histórico Nacional em 2005. Areia abriga os primeiros engenhos da Paraíba a contarem com máquinas a vapor.

Outro dado curioso destacado pelo repórter é que essa cidade de tendências abolicionistas antecipou-se à Lei Áurea e, dias antes, libertou os últimos escravos que trabalhavam na região.

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, ressalta que a repercussão do evento na mídia especializada é fruto das ações do Governo da Paraíba, que está trabalhando no sentido de atrair a divulgação espontânea dos veículos especializados. “Toda essa mídia está sendo feita praticamente sem custos para o Governo”, enfatiza Ruth Avelino.

A executiva informa que o jornalista veio visitar a Paraíba e teve apoio de todo o trade, como o Convention Bureaux de João Pessoa e Campina Grande, a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), o Sebrae, a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) e prefeituras.

A reportagem pode ser acessada no portal UOL, no link

http://viagem.uol.com.br/ultnot/2012/07/11/roteiro-caminhos-dos-engenhos-mistura-historia-e-degustacao-de-cachaca-pelo-interior-da-paraiba.jhtm

 

 

Secom/PB

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br