6 de julho de 2012 - 09:18

Secretaria convoca educadores para curso de prevenção às drogas

Estão abertas, até o dia 15 de julho, as inscrições para a 5ª edição do Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para educadores de escolas públicas. Promovida por meio de parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Justiça (MJ), a capacitação é gratuita e será oferecida na modalidade de educação à distância. Os interessados devem efetuar a pré-inscrição diretamente no endereço eletrônico: http://educadores.senad.gov.br.

Segundo o secretário de Educação da Paraíba, Harrison Targino, os cursos proporcionam a reflexão e buscam levar as discussões do ambiente escolar para o cotidiano. “A finalidade do curso, realizado em nível nacional e estadual, é incentivar a reflexão e a discussão sobre a questão das drogas no ambiente escolar e no dia-a-dia do estudante e cidadão brasileiro”, avalia o secretário.

O curso é de extensão universitária, gratuito, e dirigido aos educadores do ensino básico sobre temas referentes à prevenção do uso de crack e outras drogas dentro do contexto escolar. Tem objetivo de capacitar os educadores para o desenvolvimento de programas de prevenção ao uso de drogas e outros comportamentos de risco no contexto escolar.

Cada escola deve inscrever um grupo de, no mínimo, cinco e, no máximo, 10 educadores que, ao final do curso, deverá apresentar um projeto final de prevenção, específico para a realidade da escola.

O curso será realizado na modalidade à distância, entre agosto de 2012 e abril de 2013, com carga horária de 180 horas. É composto por quatro módulos temáticos e um módulo de acompanhamento à implementação do projeto de prevenção elaborado no decorrer do curso.  Os professores que fizerem o curso, com duração total de quatro meses, receberão um certificado de extensão universitária, com carga horária de 180 horas, sendo 120h/aula de teoria e 60h/aula de prática, expedida pela Universidade de Brasília (UnB).

As aulas de teoria serão para elaboração de projeto de prevenção a ser implantado, de modo prático, na escola. O projeto deve levar em conta a realidade escolar e a sua articulação com os recursos existentes na comunidade. Já nas aulas práticas, a implantação do projeto elaborado pelo grupo de educadores e aplicação do programa Diga Sim à Vida – Turma da Mônica, para crianças, e Turma da Tina e Turma da Mônica Jovem para adolescentes.

A meta é capacitar 14 mil escolas por ano, atingindo aproximadamente 2,8 milhões de alunos/ano e toda a comunidade escolar. Na edição de 2012 do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas ofertará 70 mil vagas para escolas em todo o território nacional. Mais informações pelos telefones (61) 3411-3435 e 3411-3253.

MÓDULOS: Módulo I – O educando em desenvolvimento na família e na escola; Módulo II – Conceitos e informações sobre drogas e prevenção; Módulo III – A prevenção como questão educacional e de saúde; Módulo IV – Estratégias de prevenção na escola e Módulo V – Implementando o projeto de prevenção do uso de drogas na escola.

 

 

Secom/PB

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br