5 de julho de 2012 - 09:32

Empresas podem obter financiamento especial e qualificar funcionários

O Programa Universidade para Todos (ProUni) e o financiamento estudantil para a educação profissional, o Fies Técnico, foram os temas do programa de rádio Hora da Educação, gravado pelo ministro Aloizio Mercadante nesta quarta-feira, 4. A partir deste segundo semestre, empresas de todo o Brasil podem pedir financiamento especial para qualificar os funcionários em diferentes cursos da área profissional.

O Fies Técnico integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e permite financiamento a estudantes que pretendem cursar o ensino técnico e não têm como pagar. Atende também empresários dispostos a capacitar e qualificar os trabalhadores. Nos dois casos, os juros são de 3,4% ao ano. Os empresários precisam elaborar plano de capacitação para os funcionários e articular a oferta do curso com as escolas habilitadas pelo Ministério da Educação.

“Temos mais de 680 escolas técnicas no país em processo de habilitação para possibilitar esse financiamento”, disse Mercadante. Segundo ele, todas as escolas credenciadas passam por avaliação rigorosa para fazer parte da rede do Fies. “Temos uma perspectiva sempre de análise qualitativa com relação às condições adequadas para a instituição”, afirmou o ministro. “Nas visitas, são avaliados os projetos pedagógicos dos cursos técnicos, as condições de infraestrutura e laboratórios, assim como o próprio perfil do corpo docente.”

 

ProUni — Mercadante destacou as inscrições na segunda etapa do ProUni deste ano — 456.973 candidatos fizeram a inscrição para disputar 90.311 bolsas em 1.316 instituições particulares de educação superior em todo o país. Como o sistema permite ao candidato fazer duas opções de cursos, são 874.273 inscrições para 322 cursos.

“O resultado da primeira chamada será divulgado nesta quinta-feira, dia 5 de julho”, lembrou. “O candidato pré-selecionado terá até o próximo dia 13 para comparecer à instituição de ensino em que vai estudar para apresentar a documentação e providenciar a matrícula.”

A segunda chamada do ProUni está prevista para o dia 20 próximo, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 26. Os candidatos não pré-selecionados nas duas chamadas ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem pedir inclusão na lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda existentes. O interesse em integrar essa lista deve ser manifestado entre 2 e 4 de agosto.

 


Assessoria de Comunicação Social

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br