17 de junho de 2012 - 04:59

Resultado parcial da Grécia indica vitória de conservadores

A apuração parcial das eleições gregas indica vitória do partido Nova Democracia e afasta o temor de líderes europeus e mercados mundiais de uma possível ruptura com o acordo de socorro firmado pelo país.

Com cerca de 40% dos votos apurados, o partido conservador aparecia com pouco mais de 30% dos votos, enquanto o radical Syriza tinha cerca de 26%. O partido socialistas Pasok tinha cerca de 13% dos votos.

Ainda não está claro, contudo, se os resultados são suficientes para formar um governo de coalizão. Os dados iniciais sustentam como possível uma maioria formada por Pasok e Nova Democracia, ambos favoráveis à manutenção do acordo de socorro.

Pesquisas de boca de urna projetaram resultados similares e davam à Nova Democracia um total de 127 lugares no novo Parlamento, frente aos 72 que ficariam com o Syriza. O partido socialista Pasok ficaria com 32 cadeiras legislativas, de acordo com a pesquisa.

“Estou aliviado. Estou aliviado pela Grécia e pela Europa. Formaremos o novo governo o mais rápido possível”, disse o líder do Nova Democracia Antonis Samaras enquanto deixava seu escritório sob o canto entusiasmado de vários de seus seguidores.

As eleições legislativas deste domingo na Grécia são consideradas por analistas como sendo, na prática, um referendo sobre a permanência do país na zona do euro.

O principal temor sobre o pleito é de que um governo formado após as eleições se recusasse a cumprir as medidas de austeridade –que implicam em cortes impopulares de gastos públicos –levando à suspensão dos repasses da União Europeia.

Sem o dinheiro europeu e do FMI, a Grécia seria forçada a dar um calote em suas dívidas externas e domésticas. A medida poderia forçar a saída do país da zona do euro e o retorno à sua moeda anterior, o dracma.

O colapso poderia pressionar ainda mais países europeus que já enfrentam dificuldades para rolar as suas dívidas, como Espanha e Itália. Poderia fazer sangrar todo o sistema bancário europeu, desencadeando uma crise global.

 

 

Folha.com

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br