16 de junho de 2012 - 08:02

Japão reativa reatores nucleares pela 1ª vez após crise de Fukushima

O governo do Japão decidiu neste sábado reativar dois reatores nucleares pela primeira vez desde o acidente na central de Fukushima em março de 2011, que levou à parada gradual de todas as centrais atômicas do país.

O primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, tomou esta decisão após uma reunião com o governador da província de Fukui, no centro do país, que deu seu sinal verde para o início das atividades de duas unidades da usina nuclear de Oi, nessa região.

O governo já deu instruções à empresa Kepco, operadora dessa usina nuclear, para que comece as operações para a reativação das duas unidades, segundo a agência local “Kyodo”.

O acidente na central de Fukushima provocado pelo devastador tsunami de março de 2011 levou à parada gradual de todas as centrais atômicas japonesas, seja por segurança ou por causa de revisões rotineiras que a legislação local impõe.

Os reatores 3 e 4 de Oi já receberam em março a aprovação da Comissão de Segurança Nuclear do Japão, após serem submetidos a testes de resistência que certificaram que estão preparados para suportar fortes tremores e um tsunami de até 11,4 metros de altura.

Este tipo de teste, simulações em computador que comprovam a resistência dos reatores a desastres naturais, foi imposto pelo governo para garantir a segurança de todas as centrais, após o desastre de Fukushima.

 

 

Folha.com

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br