16 de junho de 2012 - 11:38

DENUNCIADO

DENUNCIADO

O Ministério Público Estadual denunciou o prefeito de Coremas, Edílson Pereira, pela suposta participação em um esquema de fraude contra servidores públicos municipais e desvio de verbas públicas, através de empréstimos junto ao Banco Matone. Na denúncia encaminhada ao Tribunal de Justiça, pelo procurador-geral Oswaldo Trigueiro, o gestor está sendo denunciado, com mais 37 pessoas, pela suposta prática de crime de estelionato, causando prejuízos de mais de R$ 1 milhão.

 

POLITICA DE PIANCÓ

Especulações dão conta da formação de uma chapa oposicionista na cidade de Piancó. A chapa teria Antônio Dantas como candidato a prefeito e Edvaldo Leite de Caldas como vice. O bloco oposicionista é formado por outras lideranças políticas, mas, os principais nomes realmente são esses, dizia uma fonte entendida da política naquela cidade. Essa aliança pode ter sido celebrada no dia 13 passado, dia de Santo Antônio, santo padroeiro da cidade e casamenteiro.

 

POLITICA DE PIANCÓ II

O programa denominado “Voz da Oposição”, idealizado por lideranças políticas da cidade teve uma edição extra essa semana. E como sempre o “pau comeu” na pobre de Flávia Galdino. Mais uma vez, foram abordados os mais diversos temas da administração em Piancó, analisando recente derrota judicial com o recebimento pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, no último dia 06 de junho, de mais uma Notícia Crime contra as supostas irregularidades da gestão nesses oito anos de governo.

 

POLITICA DE PIANCÓ III

Estiveram juntos o ex-prefeito Edvaldo Caldas, o Procurador de Justiça Paulo Barbosa, o empresário André Galdino, o vice-prefeito de Piancó Sales Lima, os vereadores Cotil Militão, Sousinha e Antônio de Pádua Leite, bem como Salviano Leite, o advogado Marcílio Batista, Djalma Leite, Hermógenes Azevedo, Deuslírio Lacerda, Didí Matias, Cacai Brasilino entre outros nomes das oposições, bem como dezenas de populares que lotaram os estúdios da Cidade FM de Piancó.

 

POLITICA DE PIANCÓ IV

O Pleno do Tribunal de Justiça, em sessão realizada no último dia (6), recebeu denúncia em Notícia Crime contra a prefeita de Piancó (Flávia Galdino). Contra ela, pesa a acusação de burlar a exigência de concurso público, admitindo pessoal para a Administração Pública, sob a alegação do excepcional interesse público. O Ministério Público aponta a extrapolação no limite temporal máximo para contratação, previsto na Lei Municipal n° 858 / 2001.

 

MISSA DE SANTO ANTÔNIO

Como sempre, bastante concorrida a missa de encerramento das festividades alusivas ao padroeiro da cidade de Piancó registrou a participação de diversas lideranças políticas estaduais. Estiveram presentes os deputados estaduais Wilson Braga (sempre presente), Branco Mendes e André Gadelha, além do governado em exercício Rômulo Gouveia. O governador aproveitou a estada na região para vistoriar obras que estão sendo tocadas pelo governo estadual, a exemplo da estrada de Igaracy.

 

MANCHA NA DISPUTA

O Democratas, através de seu diretório municipal da cidade de Diamante, acaba de bater o martelo e confirmar a chapa para as disputas do pleito eleitoral esse ano. Trata-se de Adriano Galdino (O Mancha) como pré-candidato a prefeito e o líder comunitário Cícero Galdino para vice. A homologação da chapa democrata acontecerá em convenção, marcada para o dia 22, a partir das 09hs, na danceteria e boate “O Dezão”. Será que vai ter “boi na brasa”, ficamos no aguardo.

 

POLITICA DE DIAMANTE

Em se tratando de política arrochada e disputada ninguém bate Diamante. Esse final de semana, teremos oficialmente o início do jogo com a convenção do PMDB marcada para amanhã. Espera-se uma grande participação popular para celebrar a homologação de Marcília Mangueira como candidata a prefeita daquela cidade. Também estão sendo aguardadas lideranças políticas locais e estaduais para também prestigiarem o lançamento da candidatura do partido a nível municipal.

 

BURACO

Moradores da Rua 13 de Maio, em Itaporanga, usaram durante o início dessa semana uma maneira muito irreverente de protestar contra a gestão do prefeito Djaci Brasileiro. Colocaram uma placa feita com compensado de madeira com as seguintes inscrições: “Buraco – Mais uma obra da Prefeitura Municipal de Itaporanga”. A situação atraiu até visitações e pessoas trocaram todas de roupa para tirar fotos em frente a placa. Uma maneira muito boa de protestar, temos de reconhecer.

 

A GREVE CONTINUA

Não há previsão ainda de um retorno das atividades dos profissionais da educação em Itaporanga. Em greve há quase dois meses os profissionais alegam descumprimento por parte da edilidade pública de uma lei federal que estipula a carga horária pelo exercício profissional. A corda está esticada e a cada dia é mais preocupante a situação do ensino em nossa cidade. Apelamos, a exemplo do ex-prefeito Antônio Porcino em programa radiofônico, para a sensibilidade do alcaide municipal.

 

A GREVE CONTINUA II

Enquanto o prefeito Djaci não resolve o problema do magistério local, os pais começam a ficar preocupados com o ano letivo dos seus pequenos, ameaçado por essa problemática. Lembrando que já estamos com a metade do ano vencido praticamente, não restaria mais tempo a perder, sob pena de ver o ano letivo anulado. Seria catastrófico, as crianças perderiam um ano de suas vidas nos estudos não por reprovação ou evasão escolar, mas, por negligência do administrador público descompromissado com a educação básica, pilastra maior da educação no mundo globalizado.

 

E HAJA LIXÃO

Após prejudicar o ano letivo das crianças, o prefeito Djaci segue sua rotina de inaugurações e implantações de lixões por toda cidade. Mais um em funcionamento, na comunidade do sitio “Pau Brasil”. Os moradores estão preocupados com mais esse desastre, se já não bastasse a estiagem, agora tem de enfrentar os gases poluidores provocados pela queima de lixo todas as noites. O lixo que era um problema dos moradores da zona urbana virou agora caso de investigação por parte do Ministério Público na zona rural. “É lixo nas ruas e fogo no mato”, dizia um morador do local.

 

E HAJA LIXÃO II

Esse novo empreendimento da gestão municipal fica nas proximidades de um manancial que abastece várias comunidades rurais envoltas. Os moradores estão apelando ao bom senso do prefeito para a desativação do lixão naquela área, para preservar a boa qualidade da água do açude “Pau Brasil”. O pior é que pretende-se também abastecer a “Agrovila Jesus Cristo” com as águas poluídas do açude. Pelo visto querem deixar as crianças sem aula e sem ter água para beber.

 

FORRÓ PESADO

A Associação dos Filhos de Itaporanga (ASFITA) realizará hoje a sua tradicional festa de São João. O evento será marcado pelos shows de “Os Gonzaga”, Saulo Lacerda e Forró da Lamparina. Sucesso de público na história, essa festa reúne sempre conterrâneos dispostos a dançar um forró pesado, beber uma cerveja gelada e rever amigos e familiares. Saulo que não esteve no ano passado por motivos políticos voltou ao palco e promete uma apresentação das melhores. Vai ser bom todo.

 

VETOS

Rumores dão conta de que alguns vetos estão sendo dados pela primeira dama Kátia Brasileiro a indicações para cargos na gestão municipal, feitas pelo sindicalista Porcino. As fontes falam que alguns nomes não são bem vistos pela secretária geral pelo fato de manter um histórico de críticas a gestão e a pessoa do prefeito ao longo dos anos. Tem gente voltando da porta, dizia essa fonte.  Enquanto isso, alguns compromissos assumidos pelo alcaide municipal na campanha passada, continuam a esperar, por outro lado, adversários são indicados para esses cargos. Coisas da política.

 

AUSÊNCIA DE PORCINO

Nos bastidores da política local tem se reclamado muito da ausência de Antônio Porcino, especialmente os vereadores ligados politicamente ao mesmo. Muitas queixas ocorrem internamente e na surdina. Alguns deles estão com enormes listas de pedidos e pleitos para serem resolvidos pelo sindicalista. “Ele tem de aparecer, ficar escondido no Barrocão não resolve as coisas”, confidencia um que pediu pra não ser identificado. Apareça “homem das três pulseiras”.

 

BIPOLARIDADE

Que o ex-prefeito Porcino tem um temperamento forte ninguém duvida, que ele mostra força mesmo distante de nossa terra todo mundo sabe. Ocorreu recentemente à antecipação da convenção do PMDB e o PSDB local em virtude de uma imposição do ex-prefeito. Disse ele: “Damiãozinho, marque a convenção para o dia 23”, “Mas querem para o dia 30”, disse Damião ao sindicalista. Porcino mais uma vez retrucou “Ou dia 23 ou nada, só tenho agenda nesse dia”. Resultado, próximo sábado ocorrerá à convenção. No dia que o ”Menino do Barrocão” definiu. Pense numa força.

 

BODAS DE PRATA

Se o casamento entre o ex-vereador Audiberg Alves e o ex-prefeito Will Rodrigues não tivesse sido interrompido em 2008, os mesmos estariam completando 25 anos de convivência política agora em 2012. Com uma relação desde 1987 os dois líderes se preparam para retomar a antiga amizade. São grandes as possibilidades de formarem uma chapa para concorrer à prefeitura de Itaporanga nas eleições deste ano para enfrentar o atual mandatário e ocupante da prefeitura.

 

BODAS DE PRATA II

Welton Tomáz comerciante do ramo de joias muito conhecido em nossa cidade, resolveu ajudar na reconciliação dos dois. Segundo Welton, os relatos de quem retoma um relacionamento tem as sensações e os sentimentos ainda mais fortes do que o “Amor à primeira vista” e de quando viviam no passado. Caso queiram uma reconciliação, posso até fazer a doação das alianças de prata para selarem o retorno. Tudo em nome e para o bem de Itaporanga finaliza o comerciante, que está quase depositando seu apoio a pré-candidatura de Zé Armando a câmara de vereadores.

 

DÃO MODESTO

Está quase certo o apoio do suplente de vereador em Itaporanga e representante da família Modesto a pré-candidatura de Zé Armando. Na semana passada houve reuniões que podem selar esse acordo a qualquer momento. “Dão é uma pessoa exemplar, um homem de bem, seria muito orgulhoso para mim poder contar com seu apoio e de parte da família Modesto”, finaliza Zé Armando. Aos poucos a campanha do neto de Will vem criando corpo, se fortalecendo muito para a chegada de outubro.

 

DEDÉ O PACIFICADOR

O empresário Dedé Bernardino vem se destacando nos bastidores da política local, sendo ele, responsável pelos contatos que vem sendo feito para a reaproximação entre os grupos de Audiberg Alves e Will Rodrigues, anteriormente um grupo só. Ele vem articulando, sendo mediador e interlocutor dos dois. “Nunca poderiam ter se separado, agora é a oportunidade de um retorno para o bem de Itaporanga”, pontua o empresário namorador.

 

BECO DO FUXICO

A confraria que se reúne no Beco de Carminha de Ananias todos os dias está se tornando a maior atração da cidade nesse período de junho e pré-eleitoral. A cada dia são mais frequentadores e participantes, para comentar as novidades trazidas por Maninho Cabral e companhia sobre os bastidores da política local. Com muita coca-cola gelada a turma não cansa de deixar as orelhas dos políticos queimando e ardendo. Ruim para Grego, que não aguenta mais a zoada. Pense num lugar frequentado, vai aumentar mais nas festividades juninas.

 

NO APAGAR DAS LUZES

A convenção do PTN será realizada dia 30 deste mês as 22h30, ou seja, no último minuto do segundo tempo da prorrogação, deixando todo mundo no suspense de qual será a decisão do partido em nível de apoios para as eleições deste ano. Conforme uma fonte do partido, a reunião será na casa do Dr. Neto Ferreira, com dois seguranças do grupo “Anjos da noite” guarnecendo as portas, onde ninguém sai e ninguém entra. Haverá até detector de metais, para revistar os participantes no sentido de evitar a entrada de aparelhos celulares e gravadores. É uma convenção? Ou um vestibular da UFPB indaga um estudante da instituição. Aguardem o PTN, pode vim “Currupi” por ai.

 

GARRINCHINHA

Reconhecido como um dos maiores eleitores de Will em todos os tempos, afastado temporariamente conforme ele, por decisões equivocadas de Will, “Garrincha” está nos preparativos para retornar a casa e ao convívio da amizade do ex-prefeito. “Se ele deixar Djaci, dou um abraço apertado e um beijo no rosto dele no meio da rua, Marisa pode me botar na cadeia, mas faço isso”, finaliza o árbitro de futebol. Isso é que é saudade. Na reconciliação os sentimentos se afloram e exacerbam.

 

GOVERNO VAI RENEGOCIAR DIVIDAS DE NORDESTINOS

O Governo Federal aceitou renegociar as dívidas de produtores rurais do Nordeste. Segundo a ministra Ideli Salvatti, a proposta será incluída na Medida Provisória 565, conhecida como ‘MP da Seca’, e deve beneficiar 231 mil agricultores da região. Segundo o presidente da Federação da Agricultura da Paraíba, Mário Borba, a bancada do Nordeste não ficou satisfeita com a iniciativa. O governo perdoa dívidas muito maiores de regiões mais ricas e o Nordeste está cansado disso.

carlos.miguel

Carlos Miguel

Política

Natural de Itaporanga, Sertão da Paraíba, 34 anos, profissional de saúde, licenciado em LETRAS, estudante do curso de Relações Internacionais da UEPB, Campus V. Experiência em programas radiofônicos nas emissoras: Rádio Boa Nova FM, Rádio Vale FM. Correio do Vale AM. Escreveu nos jornais de circulação do Vale do Piancó: Folha do Vale e “O Semanário”. Comentarista político do programa Jornal da Cidade da Boa Nova FM.

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br