5 de junho de 2012 - 09:51

3ª feira marca contagem regressiva para Rio+20

O Brasil participa, nesta terça-feira (5), das comemorações do Dia do Mundial do Meio Ambiente. Às 11h, será realizado, no Riocentro (RJ), o hasteamento das bandeiras do Brasil, das Nações Unidas e da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). O hasteamento representa a transmissão oficial do espaço do Riocentro para a ONU.

O evento ocorrerá em conjunto com a cerimônia de comemoração do Dia do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto em Brasília, com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff; da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota; e do secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang; entre outras autoridades.

Para a ministra do Izabella Teixeira, a data marcará o início oficial da contagem regressiva para a Conferência Rio+20. Nesta segunda-feira (4), ao participar da primeira edição do Green Nation Fest, na Quinta da Boa Vista, Zona Norte do Rio, a ministra disse que as discussões sobre o documento, que deve ser assinado por chefes de Estado ao final da Rio+20, avançaram muito durante a terceira rodada de negociações na sede da ONU, em Nova York, “em relação ao estado em que estavam quando começaram”. O evento terminou neste fim de semana.

De acordo com Izabella Teixeira, entre os avanços estão a redução do texto e a definição de propostas concretas que precisam apenas de “sintonia fina”. Ela disse, no entanto, não ter muitos detalhes sobre as discussões e informou que vai se encontrar ainda nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, com negociadores do Brasil para tratar o assunto.

“Só conversei por telefone com eles. Ainda temos alguns pontos que precisam ser trabalhados buscando a convergência, mas, para o governo brasileiro os avanços são importantes, porque o texto inclusive diminuiu, foram retirados colchetes de várias coisas. Agora temos a busca do consenso em torno de teses, ou uma ou outra. Não temos mais o embate do ‘com isso eu concordo, com isso eu não concordo’”, explicou.

A ministra acrescentou que a convergência será buscada a partir do dia 13 de junho, quando começa a rodada do comitê preparatório, no Rio de Janeiro.

 

 
Agência Brasil

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br