26 de maio de 2012 - 09:44

SABATINA

SABATINA

Em entrevista concedida ao noticiário “Titico Explica”, pela Rádio Boa Nova FM de Itaporanga, no último sábado, o pré-candidato a prefeito Audiberg Alves confirmou a disposição de se candidatar em Outubro vindouro. Foram várias perguntas feitas pelos apresentadores no programa e esse editor, respondidas na ponta da língua pelo professor. Mostrando muita competência e conhecimento dos assuntos mais problemáticos de nossa terra, a entrevista agradou a população.

 

SABATINA II

Após a entrevista, várias pessoas comentavam os assuntos tratados na mesma, por diversos recantos da cidade. Tecendo comentários elogiosos a maneira de fazer jornalismo da emissora e ao desempenho do pré-candidato. “Berguim” é um homem muito preparado”, diziam alguns ouvintes. O fato é que a experiência de Audiberg aliado ao vasto conhecimento em muitas áreas do conhecimento humano o ajuda a sobressair e dissertar com tanta facilidade sobre diversos temas.

 

SABATINA III

Em determinados momentos da entrevista, Audiberg foi saudado e indagado por ouvintes e dirigentes partidários que depositavam a esperança de uma mudança nos rumos administrativos em Itaporanga. Quanto à possibilidade de diálogo com Will e Chico Lopes, Berguim disse estar pronto para sentar e discutir a participação dos dois no projeto oposicionista em nossa terra. “Não há nenhum impedimento, sentaremos com todos aqueles dispostos a participar desse projeto”. Disse.

 

ANISTIA

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (22) o Projeto de Lei 3839/12, que estabelece novas regras para a expedição da certidão de quitação eleitoral. Esse documento é um dos exigidos pela legislação para que uma pessoa possa garantir a sua candidatura. O projeto é de autoria do deputado Roberto Balestra (PP-GO) e altera a Lei Eleitoral (9.504/97). A proposta tem como principal objetivo mudar a interpretação do TSE, para a emissão da certidão de quitação.

 

ANISTIA II

Para o deputado, a jurisprudência foi além do que determina a Lei Eleitoral, que exige como um dos critérios para a emissão, apenas a apresentação das contas, sem menção à rejeição. O texto aprovado determina que a certidão seja entregue “ainda que as contas sejam desaprovadas”. O projeto agora segue para o Senado, para também ser apreciado. Caso seja aprovado, ainda enfrentará ação de inconstitucionalidade, pois, o principio da anualidade constitucional é claro quanto a esses temas.

 

A LISTA DO MEDO

O Tribunal de Contas já está preparando uma lista contendo os nomes dos políticos que tiveram as contas reprovadas e, por isso, estão com a “ficha suja”, ficando impedidos de disputar às eleições 2012. De acordo com o presidente Fernando Catão, em junho a lista deve estar pronta para ser divulgada e entregue ao TRE. Os políticos inseridos nessa relação serão considerados ‘ficha suja’ e ficarão inelegíveis. Tem gente por ai comprando muitas caixas de Lexotan e Rivotril para dormir.

 

ESPERANÇA RENOVADA

Na madrugada de terça para amanhecer a quarta-feira, registrou-se precipitações pluviométricas (chuvas) em quase toda a região do Vale do Piancó. Destaque para São José de Caiana, com 94 milímetros. Pode não ser a volta da temporada de chuvas, mas, pelo menos, numa situação como essa, tudo que cair dos céus servirá para diminuir o sofrimento do rebanho. A esperança e a fé do homem do campo, em especial, aqueles mais devotos nunca morre. Deus mande mais chuvas.

 

SECA DEVASTADORA

Mesmo de esperanças renovadas, os agricultores e estudiosos sabem que esse ano teremos a maior de todas as secas já registradas. A dizimação do rebanho já começou. Conversando com agricultores da região polarizada por Patos e do Vale, soube que em algumas fazendas registra-se a morte de animais diariamente, especialmente o rebanho bovino, em virtude da falta de pastos nos campos. Os preços dos animais nas feiras livres estão despencando, queda de aproximadamente 60%.

 

SECA DEVASTADORA II

O número de municípios paraibanos em situação de emergência devido à seca deve passar de 170 para 195. O Secretário Estadual de Infra-estrutura, Efraim Morais, explicou que até este final de semana o governador Ricardo Coutinho (PSB) deve decretar situação de emergência em mais 25 municípios paraibanos. Ele disse que prefeitos de 70 cidades ainda não entregaram a documentação necessária para receber os recursos de combate à seca. Dos 170 municípios que nós decretamos situação de emergência, apenas 100 prefeituras conseguiram juntar os documentos necessários. Diz.

 

EFEITOS POSITIVOS DA SECA

Divulgado essa semana as atrações do tradicional São Pedro de Itaporanga este ano. Comparado a outros momentos dessa festa, estamos diante da mais fraca em todos os tempos. A seca está sendo utilizada por gestores da região como forma de justificar a falência das festas juninas. Com o pretexto de economizar para ajudar nos efeitos da estiagem, as prefeituras não estão contratando grandes atrações, e o que é pior, não estão com nenhuma ação efetiva para combater a estiagem.

 

EFEITOS POSITIVOS DA SECA II

Muitos podem estar perguntando agora, como eleger efeitos positivos de uma tragédia natural como essa. Se tivesse havido um ano de muitas chuvas e fartura, certamente a população não se conformaria com essas atrações anunciadas e estariam nas rádios criticando e debochando. Mas, diante da calamidade pública que se instala e o clima de desolação por conta da estiagem, o discurso da contenção de gastos se sobrepõe ao da inoperância em realizar um grande evento festivo.

 

RECONHECIMENTO PELO TRABALHO

A Fundação “Adriano Santos Bernardino” veio a público esta semana agradecer a disponibilidade e presteza com que a diretora Wilka Rodrigues, Diretora do Hospital Distrital de Itaporanga, tem tratado a população de Diamante. “A Drª Wilka tem sido bastante atenciosa com os diamantenses, muitos dos quais da zona rural, entre eles pobres e necessitados, que precisam dos serviços médicos do hospital e que nós levamos em nossas ambulâncias quase diariamente”. Finaliza o “Mancha”.

 

CHURRASCO E ADESÃO

Será realizado neste Sábado um churrasco de adesão a pré-candidatura do médico Odoniel Mangueira a prefeitura de Diamante. Dizem por lá, que muitos garrotes vão ser devorados. Muita carne, muita bebida e muita comemoração. Tudo isso para anunciar também as recentes adesões ao pré-candidato, destacando o ex-vereador Regis Campos. Campos é herdeiro de um espólio político de Antônio Campos, ex-presidente da câmara daquele município. Vai ter fogo e forró para lascar.

 

REGIS COMEMORANDO

Conhecido em Diamante o professor Régis, um dos maiores entusiastas da campanha de Odoniel, diz não estar surpreso com essas adesões. “É o reconhecimento do povo que sabe que Diamante precisa mudar, precisa de outros rumos administrativos”, finaliza. Ainda conforme ele, o telefone não para de tocar e é possível anunciar mais adesões ainda no churrasco. Nosso pré-candidato está com um número de celular apenas pra receber ligações de adesões e a bateria não aguenta. Diz ele.

 

MARTELO BATIDO

O PTB de Igaracy decidiu formalizar uma coligação com o DEM para as eleições deste ano. Com isso, o nome de Lídio Carneiro como pré-candidato a prefeito e Veton Costa como vice está definido. Com essa confirmação, consagra-se a formalização do apoio do ex-prefeito Hélio Costa. Lídio é aliado histórico do senador Cícero Lucena, que deverá também participar da campanha naquele município. Pelo visto, a disputa começa a esquentar e é esperado um acirramento pesado.

 

MARCOS LEITE

O empresário Marcos Leite, também conhecido por ser analista político, fez esta semana uma avaliação da situação eleitoral atual em Itaporanga. Segundo ele a situação do prefeito Djaci não é tão boa quanto se propaga por aí. Na campanha passada me chamaram de “Doido” porque disse que Maranhão perdia. Sentia isso nas ruas das cidades por onde passava, fato semelhante ocorre hoje em nossa cidade. “Pego no pulso” das pessoas e eles me dizem da insatisfação para com o alcaide atual. Estou sentindo um sentimento de revolta e repulsa a esse acordo com Porcino. Conclui Marcos.

 

MARCOS LEITE II

Não se considerando marqueteiro e nem tão pouco o “Profeta do apocalipse”, Marcos Leite, faz um alerta ao gestor: saia às ruas, não acredite em conversa de bajuladores, ande nas periferias, sinta o clamor do povo. Ele disse ter feito consultas a diversas pessoas que vivem em João Pessoa, mas, no entanto votam em Itaporanga e o cenário é ainda mais trágico. Em festa recente num badalado local na capital, muitos filhos de Itaporanga confidenciaram ao mesmo, a decepção com a atual gestão.

 

SÓ QUER A SAÚDE

O presidente do PTB na Paraíba, ex-deputado Armando Abílio, revelou a possibilidade de vir a fazer parte da base do governo do estado, isso, se o governador lhe nomear Secretário da Saúde do Estado. Abílio é médico por formação e político por profissão e sobrevivência. Esperto e “Letrado” na política, Armando está esperando o desfecho do seu pedido. Se colar, colou. É como diz o ditado: “De médico e de louco, todo mundo tem um pouco”, no caso dele, loucura é sinônimo de esperteza.

 

NOTICIA CRIME

O Pleno do TJ da Paraíba, em sessão ordinária na tarde da última quarta-feira decidiu, à unanimidade, pelo recebimento de Notícia Crime contra o prefeito de Boa Ventura, Dudu Pinto, Pedro Pinto de Lacerda e Maria do Socorro Pinto, pela prática (em tese) de crime de estelionato. As irregularidades apontam que o prefeito e demais denunciados inseriram declarações falsas em documentos públicos e particulares, alterando a verdade sobre fatos juridicamente relevantes, com o fim de obterem para si, vantagem ilícita, decorrente de prejuízo alheio, segundo consta nos autos.

 

MARAJÁS DA CAGEPA

A ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, recebe líquido pouco mais de 17 mil reais mensais, uma mixaria perto do que ganha um engenheiro da CAGEPA. Segundo a Secretária das Finanças, Aracilba Rocha, um engenheiro da companhia ganha 33 mil reais. Por isso o engenheiro Netovich Maia, um dos diretores do órgão, recebe, pois acresce aos 23 os 10 mil de gratificação. O salário da ministra foi divulgado pela própria secretária esta semana. Segundo ela, a decisão atende à Lei de Acesso a Informações Públicas, que entrou em vigor na quarta-feira passada.

 

DIVIDAS DE DIMENSÕES GEOMÉTRICAS

A Secretária de Finanças do Estado, Aracilba Rocha, revelou na mesma entrevista ao programa Polêmica Paraíba, da Paraíba FM (101,7), que os maiores devedores da CAGEPA são as prefeituras e os hospitais. Juntos, a dívida soma mais de R$ 150 milhões. Dentre as prefeituras, as maiores dívidas são das cidades de João Pessoa e Campina Grande, que segundo Aracilba, já estão negociando com a Companhia. Estima-se que no Vale do Piancó essa inadimplência chegue a mais de 10 milhões de reais, contando todos os municípios. Itaporanga e Piancó são as campeãs.

 

CAGEPA

Caso houvesse a quitação desse montante, em se tratando da nossa região, certamente daria para realizar pelo menos três obras importantes para abastecimento d’água em Itaporanga ou noutras cidades. A preocupação com a falta do precioso liquido é enorme. Em contato com moradores do Conjunto Miguel Morato, um deles me dizia que nunca mais viu água nas torneiras. A realidade é que essa situação não pode perdurar. Zé Filho, diretor do escritório local, comunica que ainda nos próximos dias as obras da nova adutora de Itaporanga, terão seu reinicio. Vamos esperar e cobrar.

 

IVANILTO PALMEIRA

O pré-candidato a vereador Ivanilto Palmeira, representante da família do mesmo nome, em conversa conosco acredita no sucesso de sua empreitada na eleição deste ano. Conforme ele, é fato que seu partido o PTN, consiga eleger um nome a câmara de vereadores. “Isso ninguém duvida” afirma. Palmeira acredita ser ele o nome. As disputas internas serão duras, pois, temos grandes nomes, no entanto, minha campanha está consolidada dentro de um apelo popular e familiar. Vamos trabalhar para eleger mais de um, melhorando e oxigenando a representação legislativa. Conclui.

 

CONFIRMADO

Aconteceu na última semana reunião do grupo de apoio do vereador Zé Valeriano para oficializar o nome do pré-candidato Hélio do Bar como representante do segmento nas eleições deste ano. Em reunião, que aglomerou mais de 120 participantes, houve a definição. Após o anúncio ouviu-se os estrondos provenientes de uma grande girândola selando a substituição de Valeriano por Hélio. A partir de agora, cabe ao nosso candidato, honrar a confiança desse grupo de amigos. Afirmou Zé.

 

AGORA VAI ?

Depois de mobilizar o plenário para acelerar o processo de apreciação do projeto de lei 1.012, de autoria do Poder Executivo, o deputado Branco Mendes comemorou a aprovação do PL que autoriza a doação de uma área de seis hectares, no município de Itaporanga, ao Instituto Federal de Educação (IFPB). “Há vários anos venho lutando para que a região do Vale do Piancó possa dispor de um Campus federal universitário e de ensino profissionalizante”. A boa notícia foi divulgada no programa radiofônico JORNAL DA CIDADE, da rádio BOA NOVA FM, com Júnior Viriato, o “garganta de ouro” do rádio local, e a charmosa e sensual Marta Ribeiro, “A dona do Rádio”.

carlos.miguel

Carlos Miguel

Política

Natural de Itaporanga, Sertão da Paraíba, 34 anos, profissional de saúde, licenciado em LETRAS, estudante do curso de Relações Internacionais da UEPB, Campus V. Experiência em programas radiofônicos nas emissoras: Rádio Boa Nova FM, Rádio Vale FM. Correio do Vale AM. Escreveu nos jornais de circulação do Vale do Piancó: Folha do Vale e “O Semanário”. Comentarista político do programa Jornal da Cidade da Boa Nova FM.

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br