22 de maio de 2012 - 08:38

Semana Cultural José Lins do Rego

Realizada há 30 anos, desde a fundação do Espaço Cultural José Lins do Rego, a Semana Cultural que leva o nome do patrono da sede da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, apresenta neste ano, de 03 a 06 de junho, uma programação que contempla diferentes manifestações artísticas abordando o tradicional universo do evento, a vida e obra zelinianas. Além de espetáculos teatrais, musicais e exposições artísticas, a Semana Cultural oferece oficinas de literatura e dança, e exibição de filmes. O evento é gratuito e aberto ao público. As escolas que desejarem agendar visitas devem entrar em contato pelo número: 3211-6263 / 6264.

A programação inicia no domingo, 03 de junho, com a abertura de exposições, entre elas, uma em homenagem aos 30 anos da sede da Funesc, com registros históricos, recentemente restaurados, que mostram detalhes desde a construção desse tempo cultural.  Na oportunidade, será inaugurado também o Memorial Tarcísio de Miranda Burity, que reúne o acervo literário do ex-governador da Paraíba e fundador do Espaço Cultural.

Em seguida, sobem ao palco duas estrelas da Paraíba, Cátia de França e a Camerata Arte Mulher, que apresentam o show de lançamento do trabalho dessa parceria. Trata-se do CD “No Bagaço da Cana um Brasil Adormecido”, composto por 12 músicas, que versam sobre o grande escritor homenageado, José Lins do Rego. O show será no Cine Banguê, às 19h30.

Nos dias 04, 05 e 06 de junho uma programação diversificada de caráter educativo foi montada para receber escolas e demais visitantes.  Além de visitas monitoradas nas exposições de artes visuais, para a criançada tem contação de histórias e a peça “O Pássaro e o Poeta”, que retrata, por meio de divertido brincantes, a infância do menino flamenguista e futuro escritor.

Três oficinas estão sendo oferecidas, “Literatura além da leitura” ministrada pela pedagoga  Maria Lauricélia Pereira de Sousa, voltada para crianças entre três e seis anos; “Dança Circular e Poesia”, guiada pelo músico Gustavo Limeira, dedicada a faixa etária acima dos oito anos; e  “Oficina de Escritor”, pelo escritor Archidy Picado Filho, dedicada a adolescentes entre 14 e 17 anos. Para participar das oficinas, basta fazer a inscrição até o dia 31 de maio, enviando o formulário preenchido com seus dados por e-mail (literatura.funesc@gmail.com). A ficha de inscrição está disponível no site da Funesc (www.funesc.pb.gov.br).

Durante o evento ainda acontecem as apresentações dos números classificados no concurso cultural Zé Lins Encenado, a exposição do 1º Salão Nacional do Humor, e a exibição de filmes sobre a vida e obra de José Lins do Rego. Confira a programação na íntegra no site da Funesc.

 

 

Secom/PB

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br