21 de maio de 2012 - 06:53

Quintans apresenta sugestões para enfrentar a seca

O deputado Francisco Quintans (DEM), presidente da Frente Parlamentar da Seca da Assembleia Legislativa da Paraíba, enviou documento (ofício nº 03) ao governador do Estado, Ricardo Coutinho, com 16 sugestões de ações emergenciais de convivência com a seca. “As sugestões visam minimizar os efeitos da prolongada estiagem que assola a Paraíba”, declarou.
As ações vão minimizar o sofrimento de cerca de 2.6 milhões de paraibanos, que atualmente sofrem os efeitos “devastadores” da estiagem, consideradas uma das maiores dos último 30 anos, segundo garantiu Francisco Quintans.

O pacote de medidas sugeridas pela Frente Parlamentar inclui a revitalização dos perímetros irrigados com viabilidade econômica; a instalação de medidores elétricos especiais do Programa Tarifa Verde nos mananciais com segurança hídrica; disponibilização de bagaço de cana de açúcar e melaço para o efetivo pecuário; implantação de barragens subterrâneas, poços e abertura de pontos de distribuição de água nas adutoras do Estado, quando posssível tecnicamente.

O pacote prevê também a implantação de barragens, a partir do conceito Base Zero; disponibilização de equipamento e tecnologia desenvolvidos pela Emepa, para a confecção de tabletes nutritivos e blocos multinutricionais para ruminantes; ingerência junto ao governo federal para realinhar preço e cota do leite fornecido pelo produtor rural ao programa Leite da Paraíba; regularidade no pagamento dos produtores de leite; regularização do abastecimento d’água fornecida pelos carros-pipa.

As sugestões seguem com disponibilização de farelo, algodão e uréia, através dos armazéns da CONAB na Paraíba; implantação do denominado Abastecimento D’água Singelo (ADS) nos assentamentos rurais, capacitação de jovens do meio rural, através de cursos profissionalizantes; e ações para neutralizar a praga da Conchonilha.

O documento foi subscritos pelos deputados Janduhy Carneiro (PPS), Hervázio Bezerra (PSDB), Toinho do Sopão (PTdo B), Vituriano Abreu (PSL), Gervásio Maia (PMDB), Trócolli Júnior (PSD), e Wilson Braga (PSD).

 

 

Assembleia Legislativa da Paraíba 

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br