20 de maio de 2012 - 09:18

Homem “irritado com o mundo” é perfil traçado de autor do atentado contra colégio na Itália

Um homem adulto “irritado com o mundo” é o perfil traçado do autor do atentado deste sábado contra um colégio feminino na cidade italiana de Brindisi, incidente que causou a morte de uma adolescente de 16 anos e feriu outras seis, declarou neste domingo em entrevista coletiva o procurador local, Marco Di Napoli.

Os investigadores estão tentando localizá-lo por meio da análise das imagens registradas por uma câmera de segurança situada em um centro comercial próximo ao colégio Francesca Laura Morvillo Falcone.

As imagens “legitimam a hipótese de que a bomba foi ativada por controle remoto”, indicou Di Napoli. Segundo ele, a motivação pode se tratar de um “gesto isolado”, de alguém “com vontade de organizar um massacre”.

Após considerar como “altamente improvável” o envolvimento da máfia no atentado, o promotor de Brindisi disse que esse gesto pode ter sido realizado por “uma pessoa em guerra contra o mundo ou também inimigo de todos e que aproveita a ocasião para fazer explodir sua raiva”.

Di Napoli relatou que o indivíduo acionou o controle remoto durante a passagem das jovens que tinham descido de um ônibus procedente da cidade de Mesagne e que tinha estacionado em um local de onde se podia observar a lata de lixo (onde camuflou a bomba) e a cena sucessiva ao atentado, sem perigo de ficar ferido pela explosão.

O procurador destacou ainda que o responsável pelo atentado é um especialista em eletrônica porque a bomba, apesar de não ser particularmente complexa, “não poderia ser montada por qualquer um”.

O principal suspeito até o momento é um ex-oficial da Aeronáutica cujos pais possuem um estabelecimento comercial que vende bujões de gás. Ele está sendo interrogado.

A investigação não descarta motivos ideológicos como causa do atentado, cometido, segundo Di Napoli, por alguém que buscaria ganhar notoriedade. “Quem cometeu o atentado, conhecia o território e também os movimentos das jovens (alunas do colégio)”.

 

 

UOL

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br