19 de maio de 2012 - 07:00

ALPB promoverá audiência sobre a seca

Uma Audiência Pública para discutir a convivência com a seca no estado será realizada na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) no próximo dia 21. A iniciativa é do deputado estadual Anísio Maia (PT), como presidente da Comissão de Desenvolvimento da ALPB, em conjunto com a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia da Câmara dos Deputados, representada pelo deputado federal Wilson Filho. Anísio afirmou que vai buscar uma solução para o problema.

Na audiência, será debatida a implantação de infraestrutura hídrica relacionada a ações de convivência com a seca na Paraíba com órgãos públicos federais e estaduais. Segundo Anísio Maia, o diálogo com estas instituições é essencial. “Não há como combater a seca. Para isso teríamos que dominar a natureza e trazer a chuva para a nossa região. Isso é impossível para os seres humanos. Mas, podemos conviver com a seca. É preciso trabalhar com a condição de que ela existe e que temos que estar preparados para quando ela chegar. Para isso, se faz necessário o diálogo com diversas Organizações Não Governamentais (ONGs), como a articulação do Semiárido e outras entidades que tratam do tema”, revelou.

Para o deputado estadual, as atuais ações do Governo são antiquadas e paliativas, logo, não resolvem o problema. “A proposta apresentada até agora para a Seca pelo Governo do Estado é paupérrima e retrógrada. Este Governo insiste em querer o título de moderno, mas, ele é tradicional. Suas ações repetem as de governos anteriores, remontando até a época de Oswaldo Trigueiro, que já utilizava os carros pipa para distribuir água nas regiões atingidas pela seca. Na verdade, ele já sabia que a seca existia e, em seu planejamento, ignorou o fenômeno já previsto pelos meteorologistas. O que anunciou foi feito de improviso, inclusive divulgando recursos do Governo Federal como seus, para correr atrás do tempo perdido”, afirmou.

Anísio Maia assegurou ainda que com esta iniciativa a Paraíba começará a ter uma nova perspectiva. “Acredito que este será o ponta pé inicial para que o nosso estado comece a conviver com a seca. Tenho certeza que encontraremos as diretrizes para solucionar o problema através deste diálogo”, disse.

 

Assessoria ALPB

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br