15 de maio de 2012 - 04:39

São João de Santa Luzia

(São João de Santa Luzia / Foto: PMSL)

A cidade de Santa Luzia, no Sertão paraibano, realiza a 70ª edição do São João Tradição, um dos mais antigos do Estado, no período de 20 a 24 de junho. Segundo os organizadores, o grande diferencial do São João de Santa Luzia é o Corredor do Forró. A festa acontece em dois polos: na Rua de Cima, com uma programação mais contemporânea, e na Rua de Baixo, com uma programação mais tradicional, onde será feita uma réplica viva de um São João na roça.

“O importante é que podemos atender a públicos diferenciados, transformando o sobe e desce de pessoas entre as ruas de Baixo e de Cima no Corredor do Forró”, disse Regina Amorim, uma das organizadoras do evento, que conta com o apoio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) na divulgação em todo o País.

A programação dos festejos juninos preparada para a Rua de Baixo, no Centro Histórico, já foi anunciada. O foco é o resgate dos costumes da cultura popular, como quadrilhas juninas, forro pé de serra, comidas e bebidas típicas em mesas coletivas em várias ruas e apresentação de danças folclóricas. Também haverá shows com trios de forró, baile junino e a feijoada do padre.

Na Rua de Cima, os turistas poderão curtir também uma agenda de shows no Parque do Forró, no local onde estará instalado um grande palco para apresentações das atrações.

Destaque – A programação do São João Tradição, que ocorre na Rua de Baixo, já está confirmada pela Prefeitura. Os festejos terão como destaque a quadrilha formada por 70 casais e o Forró da Lamparina, onde todas as luzes são apagadas. Regina Amorim explicou que no mês de junho a cidade se transforma em um grande arraial, atraindo turistas, a população local e os santaluzences que moram fora da cidade. “É uma oportunidade de reencontro para vivenciar um espetáculo de resgate das suas raízes, opções que incluem o autêntico forró, danças e a gastronomia”.

Este ano, uma quadrilha formada por 70 casais em traje típico fará parte da brincadeira para marcar os 70 anos de festa junina em Santa Luzia. Para participar basta estar com traje típico. Para os que esquecerem, haverá roupa típica para alugar no local. Este ano, a cooperativa das costureiras fará um desfile de moda de chita, que estará à venda logo após o desfile.

Dia 20 – No domingo, primeiro dia da festa, haverá o Acorda São João, um café na praça, às 7h, organizado por todas as famílias da Rua de Baixo. Haverá uma mesa com 15 metros de comprimento, onde cada família participa levando um prato típico para o café da manhã, além de frutas e o caldinho de mocotó, ao som de um trio pé de serra, que sai em cortejo acordando todos, de casa em casa. “Enquanto tomamos café, o trio pé de serra anima os forrozeiros saudosos. Aí é só saudade, abraços e a vontade de que o próximo São João chegue mais rápido”, disse Regina Amorim.

Os colaboradores do São João Tradição são todos voluntários, filhos de Santa Luzia, que contribuem para que o público visitante seja formado, cada vez mais, de pessoas comprometidas com os valores culturais.

Programação do Forró da Rua de Baixo

Dia 20/06/12 – das 16h às 23h

– Emboladores de coco

– Quadrilha Arraiá do Cumpadre Zena

– Trio Pé de Serra Forró Laçado

 

Dia 21/06/2012 – das 16h às 23h

– Quadrilha Arraiá da Luzia e Balé Junino

– Desfile de roupas juninas

– Apresentação do Grupo de Dança Mandacaru

– Homenagem a Gonzagão

– Trio Pé de Serra Jeová do Acordeon

 

Dia 22/06/2012 – das 16h às 23h

– Lançamento do livro “Trilhas da Mineração no Seridó”

Autor: José Aderaldo de Medeiros Ferreira (geólogo e gemólogo).

– Côco de Roda

– Forrozão Meu e Seu

– Banda de Forró Pé de Serra Luiz Bento e Forró Aruanda

– Banda de Forró Pé de Serra Titico do Acordeon

 

Dia 23/06/2012 – das 9h às 17h

– Especial – Missa Junina

– Feijoada do Padre

 

Das 16h às 23h

– Quadrilha Arraiá Flor da Idade

– Quadrilha 70 Anos de Forró

– Forró Pé de Serra Os Três do Forró-Santino

– Banda de Forró Pé de Serra Caçuá

– Banda de Forró Pé de Serra Deca do Acordeon

 

DIA 24/06/2012 – 6h

– Acorda São João com Forró Pé de Serra Valcy do Acordeon

 

 

Secom/PB

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br