12 de maio de 2012 - 09:30

BOM EXEMPLO

BOM EXEMPLO

O prefeito do município de Maturéia na região de Teixeira, Daniel Dantas, anunciou algumas medidas de contenção de gastos e emergenciais para ajudar no combate aos efeitos da estiagem que assola a Paraíba. Corte de 30% no salário do prefeito, corte de gratificações, proibição do pagamento de férias, diárias, etc. Estas foram algumas das medidas. Outra medida pode ser o cancelamento das festividades juninas a ser comemoradas próximo mês. Parabéns ao gestor.

 

BOM EXEMPLO II

Esse modelo deveria ser copiado pelos prefeitos aqui dessa região. É uma forma de respeitar o sofrimento das populações que estão em risco de desabastecimento d’água, além de perdas irreparáveis em suas lavouras e culturas de subsistência. É uma medida dura, impopular, mas, diante das dificuldades e da demora em angariar recursos federais e/ou estaduais, essas ações se traduziriam em mais dinheiro nos cofres públicos para auxiliar na diminuição dos efeitos da seca.

 

SECA BRABA

é consenso entre as autoridades e técnicos em meteorologia, bem como, estudiosos e pessoas mais velhas do sertão que, essa estiagem é a pior dos últimos 60 anos pelo menos. Segundo relatos, em 1953 houve uma seca parecida como essa, no entanto os efeitos contemporâneos são mais devastadores ainda. Estima-se que o rebanho bovino esteja em torno de 60% mais barato do que no mesmo período do ano passado, há um clima de desolação e tristeza no campo. O prejuízo é grande.

 

SECA BRABA II

O governador Ricardo Coutinho decretou esta semana estado de emergência em 170 cidades paraibanas. Os decretos viabilizam acessos à bolsa estiagem e ao crédito agrícola, disponibilizados pelo Governo Federal para cidades castigadas pela seca. Pelos cálculos do governador, a seca já atinge mais de dois milhões de paraibanos. Alerta do governador aos prefeitos: “É preciso economizar ao máximo o que pudermos ou teremos um sofrimento muito grave e acentuado”, disse.


CHURRASCO DE DEDÉ

Ainda sobre esse evento, esquecemos de registrar a presença do jovem empresário Danilo Dantas, filho do também empresário Divaldo Dantas. Na ocasião, Danilo, expressou sua solidariedade e apoio ao pré-candidato Zé Armando, o qual, fez questão de elogiar e esperar do mesmo, políticas de combate as drogas e incentivo ao primeiro emprego aos jovens de nossa cidade. Danilo segue o exemplo do pai Divaldo e de sua vó Dona Pretinha, todos eles apoiando a pré-candidatura de Zé.

 

BRAGA DE VOLTA A BASE

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Hervásio Bezerra (PSDB), falou sobre os deputados de situação que votaram contra o Governo na MP do FISCO. O deputado disse que conversou com o deputado Wilson Braga (PSD) e afirmou que após a conversa, o deputado deve voltar a votar com governo na Assembleia Legislativa. “Wilson Braga foi pressionado para votar contra o Governo, mas agora vai voltar a nos apoiar e retornar a base de sustentação” completou.

 

ESTAMOS SEM REPRESENTAÇÃO

O Diário Oficial trouxe a publicação do Orçamento para o exercício 2012 e nele a inclusão de emendas, de autoria de deputados, destinando verbas para a construção e instalação de campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nos municípios de Cajazeiras, Uiraúna e Mamanguape. Aquele sonhado Campus de Piancó ainda não saiu do papel e, pelo visto ficará mais pra frente. Tudo isso pela lacuna deixada desde a derrota de Djaci Brasileiro nas eleições de 2006. De lá pra cá, estamos sem representantes no parlamento com atuação voltada aos anseios dessa região.

 

POLITICA DE CATINGUEIRA

Após o afastamento do prefeito de Catingueira, Edivan Félix, preso novamente pela PF acusado desta vez por desvio de recursos públicos, o novo alcaide Odir Borges, vem tomando muitas precauções para se inteirar da realidade administrativa do município. É preciso cautela e muito cuidado, pois, uma “bomba chiando” pode estar no caminho do médico. Sabe-se que Edivan estabeleceu um parâmetro em termos de administrações catastróficas quase insuperáveis.

 

POLITICA DE BOA VENTURA

A vereadora e pré-candidata a prefeita, atendendo a apelos de moradores do município de Boa ventura, em especial do conjunto Arsênio Alves, Leonice Lopes, esteve presente no local que é conhecido como o lixão da cidade para verificar problemas relatados por moradores. Conforme ela, algumas ruas daquela localidade estão sendo aterradas com barro retirado do lixão, o que pode ocasionar problemas a saúde da população devido a contaminação do solo e do lençol freático.

 

A GREVE CONTINUA

Está mantido o movimento paredista dos professores da rede municipal de ensino em Itaporanga. Durante esta semana houve manifestação no centro da cidade, cobrando um posicionamento da prefeitura acerca do cumprimento da jornada de trabalho, conforme Lei Federal. De acordo com o advogado Paulo César, representante do SINTEMI, a prefeitura não respeita e nem cumpre a jornada de trabalho legal, estabelecendo assim prejuízos de caráter irreversível a categoria do magistério.

 

A GREVE CONTINUA II

O advogado explica a relação e divisão da jornada conforme a constituição. São 2/3 do tempo destinados a atividades docentes em salas de aula e mais 1/3 em atividades que vão desde o planejamento prévio das aulas, até as complementares. Segundo ele, a prefeitura cobra 20 horas semanais dos professores em atividades docentes e em sendo assim, caberia à destinação de mais 10 horas aulas complementares, totalizando 30 horas, ao invés de 25 determinadas por uma lei municipal. É preciso resolver essa distorção, finaliza o brilhante e renomado Bacharel do direito.

 

PAULO CÉSAR CONTESTA

Ainda conforme o advogado, a nota publicada esta semana pela prefeitura tentando explicar por meio de aberrações apócrifas, buscando confundi a cabeça do povo de nossa terra, não passa de um tiro no pé. “O que tem os professores com a seca, com a crise financeira internacional”?. Os recursos do FUNDEB são rubricados e tem sido repassado de forma crescente, podendo a prefeitura destinar pelo menos 60% com pagamento de vantagens e vencimentos do magistério. Diz ele. Paulo César coloca-se a disposição do SINTEMI para dialogar com a edilidade pública pra resolver.

 

PAULO CÉSAR DENUNCIA

Em determinado momento da entrevista, o advogado denunciou que o município de Itaporanga está na contramão da história e invertendo as prioridades. “Enquanto alegam faltar dinheiro para o pagamento e melhoria dos professores, a edilidade contrata funcionários diariamente, todos os dias entra gente nessa prefeitura” Finaliza o advogado. Corroborando as palavras do bacharel, alguns conterrâneos começam a cobrar as iniciativas da prefeitura para o combate aos efeitos da estiagem.

 

ATUAÇÃO DE CÁSSIO

O Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, analisa uma reclamação, junto ao Supremo Tribunal Federal, para exigir de Estados e Municípios, o imediato cumprimento da lei do piso nacional do magistério. A cobrança feita pelo senador Cássio Cunha Lima prevê o pagamento do piso mínimo de R$ 1.451,00 a professores da educação básica pública, por 40 horas semanais, excluindo as gratificações. A lei também assegura que os docentes passem ao menos 33% da jornada de trabalho fora das salas de aula. O Ministério da Educação afirma que a lei deve ser aplicada imediatamente. Enquanto isso, os docentes aguardam melhores dias em Itaporanga.

 

REPÓRTER PAPARAZZO – O IMPOSTOR

Que Antônio Modesto é esperto todo mundo sabe, mas, suas artimanhas fogem a capacidade de expectativas dos demais. Na visita do governador Ricardo Coutinho a nossa terra, de quando a plenária do Orçamento democrático. Incumbiram Modesto a uma missão quase impossível – Tirar uma foto de Ricardo ladeado por Will e Djaci ao mesmo tempo. Sem disfarce o nosso repórter foi até o aeródromo da cidade com uma câmera fotográfica. Desconfiada com a atitude suspeita de “Tonho” a diretora do hospital Wilka Rodrigues começou a agir, para impedir o sucesso da operação.

 

REPÓRTER PAPARAZZO – O IMPOSTOR II

Wilka tomava a frente do pai toda vez que Modesto mirava a câmera, noutra manobra ela levava Will para longe do foco do flash da danada da máquina. Incomodado com essa dificuldade “Tonho Modesto” arriscou todas as fichas subindo na asa do avião, pra fazer a imagem e realizar sua tarefa. Aí o piloto do avião, encarregou-se de acabar com a festa. “Ei desça daí, você vai quebrar a asa da aeronave”, disse ele. Modesto não conseguiu a foto, mas fez todo mundo rir com essa história.

 

REVISÃO ELEITORAL

Sempre houve denúncias e especulações a respeito da relação entre habitantes X número de eleitores, especialmente nos pequenos municípios, onde conforme as mesmas informações, os eleitores recebiam incentivos para transferir seus domicílios eleitorais para outras cidades vizinhas. Ocasionando assim, uma discrepância que aos poucos começa a ser corrigido pelo TRE. Um desses exemplos é o município de Aguiar e Santa Inês com 101,67% e 102,89% de sua população respectivamente. Após a revisão o Aguiar ficou com 80% de sua população sendo eleitores.

 

NOTA DE REPÚDIO

Vereadores de Nova Olinda aprovaram uma nota de repúdio contra a nossa conterrânea Marlene Alves, magnífica reitora da UEPB. Segundo a nota, os motivos seriam a instalação de um campus da instituição num presídio de Campina Grande enquanto Piancó, que anteriormente estava no aguardo do anúncio para sediar um campi, dentro do processo de expansão da universidade luta e espera ansiosamente sem sucesso. Marlene precisa se justificar para com seu povo, ou seu povo é o de Campina? Onde ela estará se candidatando nas eleições deste ano a prefeita. Com a palavra …

 

PSB CRIA COMISSÃO

O PSB da Paraíba criou recentemente uma comissão de discussões para avaliar e tentar resolver pendências nas alianças com partidos da base aliada do governo em alguns municípios da Paraíba, entre os quais Itaporanga. Conforme Chico Lopes, essa comissão deve convocar nos próximos dias o prefeito Djaci para uma conversa de “pé duvido” para ouvir dele a resposta que todo mundo já sabe. A aliança dele com Porcino está fechada, sem voltas. “É prego batido, ponta virada e martelo jogado dentro do açude de Coremas”. A partir disso, divulgar a posição oficial da legenda em 2012.

 

LAVANDO AS MÃOS

Seguindo o exemplo de Poncio Pilatos, algoz de Cristo na crucificação, o governador Ricardo Coutinho “lava as mãos” deixando a cabo do PSB local as diretrizes de qual rumo seguirá nas eleições deste ano. Em entrevista ao Tribuna Independente, do radialista Eudo Nicolau e Jota Paulo, o governador transferiu indiretamente a decisão para Chico Lopes resolver. Resta saber se, a definição for por uma candidatura própria? Ou aliança com o bloco de oposição o governador continuará lavando as mãos ou assanhará a água?, deixando-a turva e insípida para alguns.

 

AGORA É A VEZ DE CHICO

Ao contrário do propagado por lideranças políticas, assessores ligados ao alcaide municipal e também o mesmo, Ricardo não abençoou, nem autorizou, ou se disse satisfeito com essa decisão do acordo entre Djaci e Porcino. Agora é com Chico e o PSB, ficamos no aguardo dos desdobramentos que virão a partir dessas decisões, Lopes tem competência e experiência sobrando para articular uma saída para o partido. Seja uma candidatura ou uma coligação ocupando a vaga de vice.

 

QUEDA E COICE

Se não bastasse sua prisão na operação “Dublê” pela PF, o prefeito de catingueira Edivan Félix, preso em Patos até a última quinta, recebeu um presente do TCE. Mais uma reprovação de contas, desta feita a quinta em oito anos de mandato. São cinco contas julgadas e cinco reprovadas, totalizando 100% de aproveitamento. Nem o saque de Róger Federer é tão eficiente. Segurem o homem, se soltarem ele bate o recorde, ainda faltam mais três para serem julgadas. Ace para o TCE.

 

CELINO TAMBÉM

Outro que bateu as paradas com traquinagens foi o prefeito de Igaracy Celino farias referentes ao exercício financeiro de 2010. Uma dúvida surge vez por outra nas discussões políticas em Itaporanga. Porque não julgaram nenhuma das contas do atual prefeito Djaci? Ele completará os 4 anos de mandato em Dezembro. Mas até agora nem sinal de julgamento de contas, enquanto isso, seu irmão, por exemplo, tem quebrado a cabeça com as contas. Edivan, nem liga mais, e por aí vai.

 

AUDIBERG

Enquanto isso na Bat Caverna o ex-vereador Audiberg assiste tudo através de seu painel de controle. Atento a todas as movimentações e dando uma de doido, ou de Lula, sem saber de nada. Informações não oficiais dão conta de entendimentos que vem sendo feito por ele com membros da base aliada do prefeito, visando uma chapa majoritária. Se conversou com Will ninguém sabe ninguém viu, se foi com Chico, nem Maninho Cabral tá sabendo. O fato é que o silêncio tem rondado essas lideranças e seus assessores. Vamos aguardar a final do campeonato carioca amanhã.

 

PTN E PV

Comandado por Ricardo Pereira e o professor João Pereira respectivamente, esses dois partidos se constituem hoje em dia, nas maiores opções para fortalecer o grupo da oposição e os neo-oposicionistas que virão nessas eleições. O PTN já acena há alguns dias, o PV tá paquerando doido prá entrar na sorveteria de Firmino. É preciso habilidade e traquejo, tá na hora de se mexer.

 

carlos.miguel

Carlos Miguel

Política

Natural de Itaporanga, Sertão da Paraíba, 34 anos, profissional de saúde, licenciado em LETRAS, estudante do curso de Relações Internacionais da UEPB, Campus V. Experiência em programas radiofônicos nas emissoras: Rádio Boa Nova FM, Rádio Vale FM. Correio do Vale AM. Escreveu nos jornais de circulação do Vale do Piancó: Folha do Vale e “O Semanário”. Comentarista político do programa Jornal da Cidade da Boa Nova FM.

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br