11 de maio de 2012 - 09:43

UE vê sinais de recuperação da economia, mas riscos persistem

BRUXELAS – A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, afirmou no relatório de previsões econômicas divulgado hoje que existem sinais iniciais de uma recuperação na economia do bloco no próximo ano, embora ainda haja riscos. “O principal risco continua sendo um agravamento da crise de dívida soberana com contágio financeiro e uma forte queda da disponibilidade de crédito”, disse a Comissão. “Outro risco tem origem nas incertezas geopolíticas que podem provocar aumento nos preços do petróleo”, acrescentou.

Segundo as previsões da Comissão, o Produto Interno Bruto (PIB) da UE deve ficar estável neste ano, antes de se recuperar e crescer 1,3% em 2013. Para os 17 países da zona do euro, a projeção é de contração de 0,3% neste ano e expansão de 1,0% em 2013. As estimativas para 2012 ficaram inalteradas em relação ao último relatório divulgado pela Comissão, em fevereiro, mas as de 2013 são as primeiras feitas pelo organismo.

Há diferenças expressivas entre o desempenho de cada país da UE, segundo o relatório. A Alemanha, que é a maior economia da Europa, vai crescer neste ano e em 2013, enquanto a Espanha deverá continuar em recessão.

A Comissão também prevê que o desemprego continuará alto, com uma taxa de 11% na zona do euro e de 10,3% na UE, e a inflação ficará acima da meta do Banco Central Europeu (BCE) neste ano, a 2,4% na zona do euro, antes de diminuir para 1,8% em 2013.

“Uma recuperação está em vista, mas a situação econômica permanece frágil, com disparidades ainda grandes entre os países membros”, disse Olli Rehn, comissário europeu para assuntos econômicos e monetários, em comunicado. “Sem mais ação determinada o baixo crescimento na União Europeia pode prosseguir”.

 

 

Estadão / da Dow Jones. 

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br