10 de maio de 2012 - 09:48

Alunos das escolas estaduais podem se inscrever no Concurso de Redação do Senado Federal

Alunos regularmente matriculados em uma das 350 escolas de ensino médio da rede estadual podem participar do 5º Concurso de Redação do Senado Federal. Este ano o tema da redação é “Meu município, meu Brasil”. Os estudantes classificados em primeiro lugar nos 26 estados e no Distrito Federal atuarão como ‘senadores’, elaborando proposições, em um ‘mandato’ de três dias, por meio do Projeto Jovem Senador.

Para participar, a instituição de ensino deve enviar apenas uma redação à Secretaria de Estado da Educação (SEE) até o dia 31 de agosto, no endereço Av. João da Mata, s/n, Bloco I, 5º andar, para a Gerência Executiva de Ensino Médio e Educação Profissional. Uma comissão da SEE avaliará as dissertações e elegerá até o dia 28 de setembro o melhor texto para representar o estado da Paraíba na etapa nacional.

Os finalistas serão premiados com notebooks, medalhas, certificados e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal. As escolas dos três primeiros colocados na etapa nacional também serão premiadas com computadores para uso coletivo.

O site do projeto “Jovem Senador” é o http://www12.senado.gov.br/jovemsenador. Lá podem ser acompanhadas todas as informações sobre o concurso de redação. Além das notícias sobre todas as etapas do concurso, o internauta também pode acompanhar os preparativos e os bastidores do projeto, a divulgação dos finalistas, a chegada deles à Capital Federal para representar seus estados e ainda poderá assistir os depoimentos dos participantes das edições anteriores.

Os trabalhos dos estudantes, em 2012, serão acompanhados por uma comissão composta por oito senadores, que mostrarão como funcionam os trabalhos no Senado. O concurso de redação e o projeto Jovem Senador fazem parte do programa “Senado Jovem Brasileiro”, criado pela Resolução 42/2010, com o objetivo de permitir que estudantes brasileiros conheçam o funcionamento do processo legislativo e estimular um relacionamento permanente dos jovens com o Senado Federal.

 

 

Secom/PB

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br