10 de maio de 2012 - 09:31

Região do Cariri paraibano adere ao Sistema Nacional de Cultura

(Pontão de Cultura Cariri Território Cultural)

A Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC), representada pelo diretor de Programas Integrados, Bernardo Novais Mata Machado, estará presente nesta quinta-feira, 10 de maio, em Taperoá, na Paraíba, para o Encontro Pontão Cariri Território Cultural, ocasião em que haverá assinatura coletiva de adesão de 41 municípios do estado ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Estarão aderindo ao Sistema municípios de quatro núcleos (Taperoá, Monteiro, Serra Branca e Boqueirão) contemplados pelo Projeto Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva, do MinC.

O Cariri paraibano é a primeira região do país a se unir para aderir ao SNC.  Com essa adesão, os municípios passam a integrar as políticas públicas culturais implantadas pelo governo federal e a receber recursos via Fundo Nacional de Cultura. Uma das metas do Plano Nacional de Cultura – as quais apontam o cenário que se deseja para a cultura em 2020 – prevê um Sistema Nacional de Cultura com 100% das Unidades da Federação e 60% dos municípios com sistemas de cultura implementados.

Participarão do encontro os fóruns de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano, de Cultura e Turismo do Cariri Cearense, de Cultura do Agreste Pernambucano e da Rede de Pontos de Cultura da Paraíba, formada por 54 pontos e três pontões.  Os alunos do pontão farão apresentações artísticas durante o evento.

Cultura Viva

O Programa Cultura Viva, desenvolvido pela Secretaria de Cidadania Cultural do MinC, também será debatido numa palestra com a presença da secretária Márcia Rollemberg. Em seguida haverá uma mesa redonda com a participação de representantes dos fóruns e pontos de cultura.

Antes da palestra, os convidados conhecerão as instalações da Universidade Leiga do Trabalho (ULT), sede do Pontão Cariri Território Cultural, que mantém um programa de capacitação para educadores e pesquisadores da cultura e tradições populares, voltado para alunos da rede pública, professores, mestres da cultura, agricultores, assentados e crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com diversas entidades.

 

Confira programação do Encontro

9h –  Credenciamento
09h30min – Visita as instalações da sede do Pontão Cariri Território Cultural
Apresentações Culturais pelos Pontos de Cultura
10h – abertura
10h15min – Palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura
10h45min – Debates
11h15min – Palestra sobre o Programa Cultura Viva – Por Uma Política Pública de Estado
12h Assinatura da Adesão ao Sistema Nacional de Cultura
12h30 – Almoço
14h – Rodada de conversas com a Secretária Marcia Rollemberg – Secretaria de Cidadania Cultural/Minc e o Fórum da Rede de Pontos de Cultura da Paraíba e demais fóruns convidados
16h-  Encerramento

 

 

SAI/MinC

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br