10 de maio de 2012 - 09:14

Em entrevista a rede de TV, Obama declara apoio a casamento gay

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou-se nesta quarta-feira favorável ao casamento homossexual, em entrevista à rede de televisão ABC. A declaração acontece em meio à polêmica sobre o tema na campanha eleitoral.

“É importante para mim evoluir minhas opiniões e afirmo que eu penso que os casais de mesmo sexo devem ser capazes de se casar”, afirmou o presidente ao jornalista Robin Roberts.

Evan Vucci/Associated Press
Presidente americano, Barack Obama, declara apoio a casamento gay em entrevista a rede de TV
Presidente americano, Barack Obama, declara apoio a casamento gay em entrevista a rede de TV

A pressão para que Obama declarasse seu apoio ao casamento gay aumentou nos últimos três dias, depois o vice-presidente, Joe Biden, disse se sentir “confortável” com o casamento entre pessoas do mesmo sexo e do secretário de Educação, Arne Duncan, apoiar explicitamente essas uniões.

Na contramão, os leitores da Carolina do Norte, no sudeste dos Estados Unidos, aprovaram na terça (8) uma emenda constitucional que bane o casamento homossexual. De acordo com a medida, apenas o matrimônio entre um homem e uma mulher é considerado válido.

PESQUISA

Na terça (8), o Instituto Gallup divulgou uma pesquisa mostrando que 50% dos americanos apoiam o reconhecimento legal dos casamentos homossexuais, contra 48% contrários.

O apoio aos casamentos homossexuais varia muito em função do segmento social e ideológico. Enquanto 65% dos democratas e 57% dos independentes se posicionam a favor da legalização, só 22% dos republicanos aceitam.

Além disso, as diferenças surgem em função da religiosidade dos americanos, já que 88% dos cidadãos americanos sem identidade religiosa apoiam o casamento homossexual, mas os contrários ganham espaço entre os católicos (47%) e, sobretudo, nos protestantes (59%).

Apesar da escala nacional, os partidários superam os oposicionistas, em um ano em que os favoráveis ao casamento entre pessoas do mesmo sexo reduziram em três pontos. Em 2011, 53% dos americanos questionados eram a favor e 45% contra.

A enquete, realizada pelo instituto Gallup entre 3 e 6 de maio, perguntou a 1.024 pessoas de todos os estados do país a opinião sobre o tema. A pesquisa tem uma margem de erro de 3%.

 

 

Folha.com

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br