9 de maio de 2012 - 07:34

Bancadas da Paraíba garantem investimentos no Porto de Cabedelo

(Senadores e Deputados da Paraíba / Foto: Jaciara Aires)

O Ministério dos Portos autorizou a liberação de 35 milhões de reais para a conclusão total das obras de dragagem do Porto de Cabedelo. A garantia foi dada nesta quarta-feira (09) pelo próprio Ministro Leônidas Cristino durante audiência concedida aos representantes da Bancada federal e estadual da Paraíba. “Esta é a primeira vitória da agenda Paraíba, uma ação suprapartidária, que pela primeira vez, deixa de lado as divergências locais em benefício do coletivo”, comemorou o coordenador da bancada, Senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Hoje faltam apenas 1.700 metros ( 9%) para conclusão da dragagem do Porto.
Ainda de acordo com o Senador Cássio Cunha Lima, foi firmado hoje um compromisso importante para o futuro da Paraíba, envolvendo Governo do Estado, Assembléia, Bancada Federal e Ministério dos Portos. O Ministro Leonidas Cristino autorizou o Presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Holmes Jácome a contratar o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) a elaborar com urgência, um projeto de viabilidade econômica, engenharia e orçamento para ampliação das obras de aprofundamento do canal de acesso do Porto de Cabedelo/PB (dos atuais 9,20 metros para 14 metros), construção de um terminal de multiuso com cerca de 550 metros de cais e reforço do cais comercial. “A bancada lutará para garantir recursos no Orçamento para esta nova fase”, frisou Cássio, colocando seu cargo de vice-Presidente da CMO à disposição deste pleito para a Paraíba.

Participaram da audiência o Senador Cícero Lucena (PSDB), os deputados federais Romero Rodrigues PSDB), Manoel Junior(PMDB), Ruy Carneiro(PSDB) ,Nilda Gondim (PMDB), Hugo Motta(PMDB) , Luis Couto (PT), Leonardo Gadelha (PSC),além do representante da Assembléia Legislativa/PB, deputado Trócolli Júnior (PSD), e do Presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Holmes Jácome.

POSIÇÃO ESTRATÉGICA

O Porto de Cabedelo conta, atualmente, com uma estrutura com 60 hectares de área distribuídos em 602 metros de cais e calado de 9,14metros ((em processo de ampliação para 11 metros). A armazenagem é dividida em sete armazéns (14 mil m2), 26 tanques (63.859m2) 16 silos (57.748 toneladas) 18 mil m2 de pátios, 32hecatres de retroárea a 4,5 Kms do Porto. “A proximidade com o mais importante hub port da Região e a grande capacidade de movimentar e armazenar contêineres, torna Cabedelo um feeder natural entre os portos de maior capacidade”, declarou Wilbur Jácome.
De acordo com o Presidente da Docas, o aumento na movimento do Porto – que registrou salto de 900 mil toneladas (1990) para 1,7 milhões de toneladas (2011) já credenciam o aporte de novos investimentos na ordem de US$10 milhões para melhoria da estrutura de tancagem de combustíveis e construção de seis novos silos destinados à recepção e armazenagem de granéis sólidos.Este incremento possibilitará a movimentação de mais 120 mil toneladas/ano. De acordo com estudos apresentados pela Companhia Docas da Paraíba ao Ministério dos Portos, o panorama atual aponta que nos próximos cinco anos, a movimentação de granéis sólidos irá duplicar em função da chegada de novas cimenteiras à região.
Com investimentos na ordem de R$ 560 milhões financiados pelo PAC, o Porto de Cabedelo pretende passar por diversas mudanças estruturais envolvendo a construção de um terminal de múltiplo uso com cerca de 550 metros de cais, além do reforço do cais comercial. A posição estratégica do Porto – localizado no centro geográfico da região Nordeste – representa, para os especialistas, uma opção viável para explorar a cabotagem, tornado-se um feeder para os mais diversos destinos do país.

 

 

Assessoria do Senador Cássio

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