9 de maio de 2012 - 10:32

Bonito de Santa Fé se destaca na gestão de resíduos sólidos

O município de Bonito de Santa Fé, com o olhar de uma política pública sustentável, visando minimizar os impactos dos resíduos sólidos no município, se destacou na condução da política municipal de gestão desses resíduos.

O vídeo Resíduos Sólidos Bonito de Santa Fé, foi selecionado e exibido, ao final do mês de março, durante o I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (I EMDS), realizado de 27 a 29 de março em Brasília.  Dentre 30 experiências exitosas em políticas públicas, a proposta de Bonito de Santa Fé foi uma das contempladas.

Além da exibição no citado encontro, a Frente Nacional de Prefeitos – FNP também disponibilizará essa experiencia de Bonito de Santa Fé na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, RIO+20, em seu estande, espaço para a exibição das Boas Práticas.

A exitosa gestão dos resíduos sólidos de Bonito de Santa Fé teve início com a elaboração de projeto junto a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA para construção de um Aterro Sanitário, com previsão de operação em junho de 2012 e vida útil de 07 anos, para seus resíduos sólidos urbanos previsto em 12.616,70 kg/dia. Além disso, o município procurou fortalecer os catadores existentes no antigo lixão, com a constituição formal da Associação dos Catadores de Material Reciclado, formado por pessoas de baixa renda, contando com 65 catadores.

O projeto ainda previu a aquisição de equipamentos (prensa, balança, transporte, empilhadeira, carro de coleta manual, EPI) e a construção de um galpão de reciclagem. Este projeto representa uma política pública adequada ao gerenciamento dos resíduos sólidos, com base na Lei Federal  nº. 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e de melhoria da cidadania dos catadores e do meio ambiente.

Confira a proposta do município:

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br