6 de maio de 2012 - 11:29

Queda na produção de milho no Vale do Piancó

 

(Produtor de Milho / Foto: Junior Viriato)

 

Sol forte, terra seca, altas temperaturas e a falta de chuva mudaram o cenário agrícola no Vale do Piancó. A produção de milho, que teria um destino certo nas festas juninas, esse ano praticamente foi de grandes perdas.

O milho, que deveria estar pronto para o consumo no período junino, data onde o milho tem seu valor acrescido por causa do cardápio tradicional da mesa do sertanejo, na região foi prejudicado pela falta de água, ocasionando uma queda na produção. Apenas agricultores com áreas irrigadas, vão conseguir colher o seu milho.

O governo do estado fez a sua parte e distribuiu para 5.945 agricultores 35 toneladas de sementes milho, sendo 6 kg de milho por produtor. De acordo com a Coordenadora Regional da EMATER, Roméria Pereira, 19 municípios do Vale do Piancó receberam as sementes de milho, ficando apenas de fora as cidades de Curral Velho e Diamante, por não integrarem o Programa Garantia Safra. As cidades que mais produzem milho na região são Boa Ventura, Pedra Branca e Serra Grande.

A produção de milho no ano passado chegou aos 21 mil kg do grão na região, muitos esperavam ser um ano semelhante ao ano passado, mas com a seca o agricultor só teve que lamentar a perda da lavoura. Com a falta do milho no mercado local, isso significa a subida do preço do milho na região, já que o milho vendido nas feiras livres vem de outras regiões do estado.

Para o agricultor itaporanguense Antônio Roberto, de 41 anos, que há mais de 20 anos trabalha na produção do milho, há muito tempo não havia uma seca tão severa como essa desse ano.

(Agricultor Antonio Roberto / Foto: Junior Viriato)

Outra problemática que tem contribuído para a queda do milho em Itaporanga é a migração de pessoas que estão deixando suas terras para irem morar na cidade. Com o crescimento de indústrias na região, principalmente a indústria têxtil, muitos jovens estão saindo do campo para a cidade. Na indústria eles ganham um salário superior ao que ganhavam no campo, e a cidade oferece um sistema de vida diferenciado.

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br