3 de maio de 2012 - 10:57

BCE mantém taxa de juros; inflação sobe na zona do euro

O Banco Central Europeu manteve sua principal taxa de juros inalterada em 1,0 % ao ano nesta quinta-feira, na medida em que a inflação constante compensa a pressão para diminuir mais os custos de empréstimos a fim de apoiar a fraca economia da zona do euro.

O presidente do BCE, Mario Draghi, explicará a decisão do Conselho Administrativo em entrevista à imprensa ainda pela manhã.

INFLAÇÃO

Os preços para a indústria da zona do euro subiram levemente abaixo das expectativas em março, tendo o setor de energia puxado novamente a alta em meio a um ambiente de preços razoavelmente benigno.

Os dados vieram pouco antes de o Banco Central Europeu anunciar sua decisão sobre a taxa de juros -mantida em 1% ao ano– numa resistência às pressões para fazer mais para reiniciar o programa de compra de ativos a fim de ajudar a Espanha, que está sendo atingida pelas medidas de austeridade.

Os preços nos portões das fábricas dos 17 países que utilizam o euro subiram 0,5% no mês ante fevereiro, para um aumento anual de 3,3%, informou o Escritório de Estatísticas da União Europeia, o Eurostat.

Economistas consultados numa pesquisa da Reuters previam um aumento de 0,6%, o mesmo apurado em fevereiro, quando o ganho anual foi de 3,6%. A taxa anual caiu de 5,5% em outubro de 2011.

VAREJO

A inflação ao consumidor foi de 2,6% em abril, abaixo do pico de 3% visto no ano passado.

O BCE tem uma meta de manter a inflação perto, porém abaixo, de 2% no médio prazo. No entanto, a maioria dos economistas não esperam que a inflação caia abaixo de 2% neste ano.

 

 

Folha.com

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br