17 de outubro de 2017 - 06:12

Enfermeiros protestam contra decisão que limita atuação profissional

(A manifestação seguiu do Parque Solon de Lucena até a sede do Conselho Regional de Medicina – CRM, na capital)

Os enfermeiros e estudantes de enfermagem vestiram preto e realizaram manifestação nesta terça-feira, 17, no centro de João Pessoa. O ato foi contra a decisão liminar que proíbe os profissionais de requererem exames na atenção básica, conforme Liminar deferida, no dia 20/09/2017, pela 20ª Vara/DF em processo movido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Em relação a Liminar deferida, dentro da própria classe médica, o assunto é controverso. A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) divulgou uma nota em que se diz preocupada com o risco que as limitações poderão provocar para a Saúde da Família. “A SBMFC vem a público manifestar sua preocupação quanto ao risco de prejuízos assistenciais na Estratégia Saúde da Família com a limitação do trabalho do enfermeiro na atenção primária por uma determinação judicial.” (veja nota completa no link http://www.sbmfc.org.br/default.asp?site_Acao=MostraPagina&PaginaId=11&mNoti_Acao=mostraNoticia&noticiaId=1188 )

Ao longo do ato, profissionais e estudantes se revezaram dando depoimentos sobre a atuação do enfermeiro, o prejuízo à população de tal medida e entoavam gritos de ordem em prol da saúde pública. “A população precisa ter conhecimento do que essa Liminar representa. Esta decisão dificulta o atendimento e quem sofre é a população. A ação do enfermeiro facilita o acesso das pessoas à saúde”, destacou a enfermeira Rayana Estrela.

 

 

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br