5 de agosto de 2017 - 12:17

8º Seminário de Saberes Arquivísticos traz à Paraíba pesquisadores do Brasil e Portugal para debater a Arquivologia

sesa

De 14 a 18 de agosto de 2017, a cidade de João Pessoa se tornará a capital de estudos da Arquivologia do Nordeste. Nesse período, será realizado o 8º Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA), que reunirá pesquisadores e profissionais do Brasil e de Portugal em torno do tema “Arquivologia: convergências e perspectivas”. Esse evento surgiu a partir de uma atividade curricular no Curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tornou-se um projeto de extensão e pesquisa e, nesta edição, é realizado em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, que sediará as atividades.

Ao completar uma década de atividades, o SESA traz em sua programação quase 20 palestrantes da Paraíba, Rio de Janeiro, Brasília, Pará, Lisboa, Porto, Aveiro e Coimbra. Além disso, cinco livros inéditos serão apresentados aos participantes do evento – todos frutos da produção acadêmica do SESA.

“João Pessoa é a única cidade do Brasil que conta com dois cursos de Arquivologia e graças à parceria com a Universidade Federal da Paraíba, o VIII SESA passa a integrar o calendário de grandes eventos da área, no País. Durante cinco dias vamos discutir sobre dois eixos temáticos: ‘Arquivo, linguagem e memória’ e ‘Saberes e fazeres do arquivístico’. Este é um evento aberto a estudantes, pesquisadores e profissionais que se dedicam à gestão documental, ao acesso à informação, à preservação da memória como patrimônio e à identidade de seu povo, entre outros aspectos”, enfatiza a professora Eliete Correia dos Santos, coordenadora geral do evento.

Programação e premiação

Oficialmente, o 8º SESA terá início na noite da quarta-feira, 16 de agosto, quando será apresentada a conferência de abertura “A arte dos arquivos e o arquivo dos artistas”, por Maurício Lissovsky, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador de Comunicação e Informação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Antes mesmo da abertura oficial, porém, 12 minicursos serão oferecidos aos participantes, nos dias 14 e 15 de agosto, com os temas: “Combate à corrupção e o papel do profissional de arquivologia”, “Conservação preventiva de documentos”, “Marketing 3.0” e “Análise dialógica do discurso”.

Além de palestras e mesas-redondas, o 8º SESA abrirá espaço para apresentação de trabalhos científicos de estudantes e pesquisadores de várias partes do país, tornando-se um local propício à troca de conhecimentos acadêmicos. Todos os trabalhos integrarão os anais do SESA e os melhores artigos serão premiados pela Comissão Científica – um incentivo à excelência da produção científica.

A partir desta edição comemorativa de dez anos do SESA, a premiação receberá o nome “Prêmio José Maria Jardim”, em homenagem a um dos pesquisadores mais importantes da Arquivologia, no Brasil. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autor de vários livros e artigos sobre informação e Arquivologia, José Maria Jardim tem contribuído para a consolidação da Arquivologia no País. Os contemplados com o “Prêmio José Maria Jardim” receberão kits de livros e o primeiro lugar levará, ainda, a gratuidade da inscrição para o Congresso Nacional de Arquivologia (CNA), que será realizado em 2018, também em João Pessoa.

A programação completa do VIII SESA, além de instruções para inscrição no evento, pode ser conferida em http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/viii/sesa e na página 8º Seminário de Saberes Arquivísticos, no Facebook ou no Instagram.

 

UEPB

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br