6 de abril de 2017 - 08:04

Curso do MinC ensinará a elaborar Planos Municipais de Cultura

O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), irá promover a segunda edição do Curso de Elaboração de Planos Municipais de Cultura em ensino a distância. O objetivo da iniciativa, que está com inscrições abertas até 30 de abril, é formar gestores, técnicos, conselheiros e lideranças de cultura em todo o País para elaboração dos planos.

Ao todo, serão oferecidas 1200 vagas, a serem preenchidas por ordem de chegada. Para participar, é preciso manifestar interesse pelo e-mail planosmunicipais2017@gmail.com e ser um gestor ou conselheiro cultural de um município de até 50 mil habitantes que já aderiu ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).
“Consideramos muito importante capacitar gestores para a elaboração dos Planos de Cultura de suas cidades. É uma ferramenta essencial para ampliar e fortalecer os instrumentos de gestão municipal de cultura”, destaca o secretário de Articulação e Desenvolvimento Institucional do MinC, Adão Cândido.
Os candidatos devem ter ensino médio completo, conhecimento de informática e dedicação para carga horária semanal de 10 horas, sendo duas obrigatórias de interação com tutor, e as demais dedicadas a estudos e troca de informações on-line. O curso, que terá início no final de maio e duração até dezembro, contará com dois encontros presenciais.
Sistema Nacional de Cultura
O Sistema Nacional de Cultura é um processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura, em regime de colaboração de forma democrática e participativa entre os três entes federados (União, estados e municípios) e a sociedade civil. O objetivo é fortalecer institucionalmente as políticas culturais e promover o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais.
Os municípios que aderem ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) criam seus respectivos órgãos gestores, conselhos de política cultural, conferências de cultura, planos de cultura e um sistema de financiamento. O plano permite que seja traçado um diagnóstico sobre o município e funciona como um instrumento essencial de orientação para as secretarias municipais elaborarem políticas públicas para o setor.
Assessoria de Comunicação Ministério da Cultura

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br