10 de março de 2017 - 08:57

Construção de barragens subterrâneas trazem alívio para agricultores da Paraíba

O Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada, continua com a construção de barragens subterrâneas. Na região de Campina Grande, a Emater trabalha com essa ação em diversas comunidades rurais, criando oportunidades de armazenamento de água para o enfrentamento de períodos de estiagens e alívio para os agricultores familiares.

Junto com os agricultores, os extensionistas têm realizado visitas aos imóveis com o objetivo de projetar a construção de barragens, que começa pela escolha do local da obra, construção mecanizada do barramento com lona plástica, limpeza do local, colocação da lona, aterramento e construção de poço amazonas.

No Sitio Riacho do Meio, no município de Queimadas, no imóvel do agricultor Edson de Sousa Lima, foi construída barragem em parceria com a prefeitura municipal, que disponibilizou a máquina retroescavadeira, a primeira de uma série no município.
As famílias agricultoras da comunidade rural do Caluête, no município de Boa Vista, também serão beneficiadas com a construção de duas barragens subterrâneas. Ao lado de entidades e técnicos, o prefeito acompanhou o trabalho desenvolvido pela Emater em parceria com a prefeitura.

A técnica de barragem subterrânea consiste da construção de um septo no depósito aluvial, com finalidade de impedir que a água nele acumulada continue a escoar por baixo da terra durante o período de estiagem, podendo promover acúmulo de água para alimentação humana e animal, através da irrigação de culturas perenes (forrageiras e frutíferas), além de garantir a produção de culturas com círculo anual mesmo com distribuição irregular das chuvas de inverno.

Quem conhece as técnicas e os agricultores beneficiados assessorados pelos extensionistas da Emater destacam a importância destas barragens e vislumbram a garantia de recursos hídricos para continuidade de sua produção agropecuária no período das estiagens.
“A construção de uma barragem subterrânea proporciona ao homem do campo uma reserva de água, permitindo o plantio e outras atividades, independente de ter chuvas constantes”, observou o prefeito André Gomes, de Boa Vista.

Em Boa Vista a execução do projeto contou com a participação da Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares do Caluête, Associação dos Produtores de Leite de Boa Vista, dos extensionistas rurais Pedro Bonifácio e Tibúrcio João, do engenheiro agrônomo Verneck Abrantes, entre outros.

 

Secom PB

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br