10 de março de 2017 - 08:54

Águas do Velho Chico chegam a cidades da Paraíba e de Pernambuco

O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, acionaram estruturas que levarão água a cerca de 68 mil pessoas de Monteiro (PB) e Sertânia (PE).

As obras do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco foram essenciais para que as águas do ‘Velho Chico’ chegassem aos municípios nesta sexta-feira (10).  A aceleração das obras para a conclusão do empreendimento foi prioridade do presidente Temer, desde que assumiu o governo federal, em maio do ano passado.

Em maio de 2016, havia despesas da obra com até cinco meses de atraso. Esses pagamentos foram regularizados e, ao longo de 2016, o volume de repasses chegou a R$ 1,372 bilhão.

A integração do rio São Francisco irá garantir a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O empreendimento de 477 quilômetros de extensão já registra 95,5% de avanço físico e está orçado em R$ 9,6 bilhões.

O projeto conta com 13 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios, nove subestações de 230 quilowatts, 270 quilômetros de linhas de transmissão em alta tensão e quatro túneis.

“As águas do São Francisco trarão vida a regiões historicamente castigadas pelo flagelo da seca. Confesso a vocês que já visitei três vezes a transposição e cada vez que venho aqui eu me emociono, menos talvez como governante e mais como brasileiro, porque verifico que regiões castigadas pela seca ao longo do tempo em um dado momento recebem água para fazer florescer as suas terras”, declarou o presidente.

Eixos

O projeto é composto por dois eixos de distribuição, Leste e Norte. As obras do Eixo Leste, que contempla Monteiro (PB) e Sertânia (PE), percorrem no total 168 municípios da Paraíba e de Pernambuco, garantindo abastecimento de água a 4,5 milhões de pessoas. Atualmente, as águas do rio percorrem mais de 200 quilômetros dos 217 quilômetros do eixo.

O Ministério da Integração Nacional ampliou em 23% o volume de repasses para as obras do Eixo Leste, o que assegurou a entrega dentro do prazo: as obras físicas, necessárias para a passagem da água, foram concluídas em dezembro de 2016.

Já o Eixo Norte apresenta 94,52% de avanço físico e deve ser concluído no segundo semestre deste ano. Com 260 quilômetros, o eixo beneficiará cidades nos quatro estados contemplados, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A previsão é de que a água chegue ao reservatório de Jati (CE) e à Região Metropolitana de Fortaleza ainda em 2017.

Portal Brasil, com informações do Ministério da Integração Nacional 

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br