14 de janeiro de 2017 - 09:11

Cachoeira do Alves seca mas Governo do Estado mantém ações de melhorias do açude

(Chico Lopes explica trabalho realizado pelo Governo do Estado no Açude Cachoeira dos Alves)

(Chico Lopes explica trabalho realizado pelo Governo do Estado no Açude Cachoeira dos Alves)

Diante do processo cada vez mais acelerado do crescimento populacional, associado à problemática de períodos prolongados de seca no Nordeste, criou-se um ambiente de escassez das águas e insegurança hídrica sem precedentes na história. Um exemplo desta realidade é o açude Cachoeira dos Alves, no município de Itaporanga/PB.

A construção do açude foi realizada no ano de 1984 e o projeto original foi programado para receber um volume de 17 milhões m³, mas por questões políticas locais o mesmo foi construído com capacidade para apenas 10.611, 196 milhões m³. Construído com a finalidade de abastecer a cidade de Itaporanga, hoje com aproximadamente 24 mil habitantes, e atender aos usuários do entorno da bacia hidrográfica, Cachoeira dos Alves resistiu à vários períodos de seca e estiagem ao longo destes 33 anos de existência. Contudo, o volume de chuvas nos últimos cinco anos não foi suficiente para garantir a recarga de água necessária para o manancial e o açude secou completamente.

Apesar da suspensão do abastecimento de água encanada por parte da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (CAGEPA), a gestão estadual buscou medidas alternativas para garantir o abastecimento na cidade de Itaporanga. Além disso, o Governo do Estado da Paraíba, através do programa de recuperação de barragens, fez a melhoria da infraestrutura da parede do açude e em dezembro de 2016 fez uma grande limpeza na sua área principal, retirando entulhos. Esta foi a primeira vez que foi possível realizar tal limpeza na parte mais funda do açude.

Este trabalho permitirá ao manancial receber as águas das chuvas para que Cachoeira dos Alves volte a proporcionar o abastecimento da cidade de Itaporanga.

 

 

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br