26 de julho de 2016 - 07:49

Programa de Artesanato da Paraíba participa da Multifeira Brasil Mostra Brasil

Assim como outros órgãos estaduais, o Programa de Artesanato da Paraíba está marcando presença na 23ª edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil, que acontece no Centro de Convenções de João Pessoa até 31 de julho. A Feira, que conta com apoio do Governo do Estado, é mais uma oportunidade de visitantes conferirem o rico artesanato paraibano e um espaço que os artesãos têm para divulgar seu trabalho, ajudando no principal objetivo do evento – comércio e divulgação e produtos de todo o Brasil.

“A Brasil Mostra Brasil é uma boa oportunidade de o Governo continuar dando incentivo ao escoamento dos produtos feitos por nossos artesãos, assim como é em nossos salões e feiras que desenvolvemos, mesmo numa menor proporção”, comentou Lu Maia, gestora do Programa de Artesanato Paraibano (PAP). Ela compara, por exemplo, à última edição do Salão de Artesanato da Paraíba, ocorrida em Campina Grande, quando foram selecionados, por meio de edital público, 307 artesãos. Esta quantidade envolve, ao todo, cerca de três mil profissionais, considerando produtos feitos por associações, grupos, individuais e cooperativas – de todas as tipologias existentes no estado e abrangendo 80 municípios paraibanos.

Lu Maia conta que pela limitação do número de participantes para expor na Brasil Mostra Brasil (BMB) o PAP priorizou  convidar os artesãos que não puderam comparecer à edição do Salão de Artesanato em Campina Grande. Com isto, a Multifeira tem a participação de 55 artesãos do PAP diretamente beneficiados e 504 envolvidos na produção.

As tipologias encontradas no estande de 135 metros quadrados, especialmente cedido ao PAP, são: algodão colorido, metal, fios, madeira, escama de peixe, fibra, brinquedo, cimento, tecelagem, crochê, labirinto, bordado, couro e habilidades manuais para decoração e utensílios.

A gestora afirmou que as vendas dos artesãos estão indo bem e até o momento, seguem com 600 produtos comercializados e R$ 10 mil arrecadados. E a expectativa é positiva até o fim da Mostra.

História em João Pessoa – Desde 2013 a Multifeira Brasil Mostra Brasil acontece no Centro de Convenções de João Pessoa – local amplo e moderno construído pelo Governo do Estado para incentivar, entre outros, o turismo de negócios. O local conta com espaços especificamente construídos para receber eventos como a BMB e com isso, a logística da Feira e seus visitantes só têm a ganhar.

Porém, estando já em sua 23ª edição, a Multifeira tem história em João Pessoa – tendo sua primeira edição sediada na capital paraibana. E antes disso, por muitos anos aconteceu, e com sucesso, no Espaço Cultural de João Pessoa, que por vários anos foi gerido também por Lu Maia. “A Feira aconteceu por muitos anos no Espaço Cultural e enquanto fui presidente daquela instituição também apoiamos artesãos e artistas que faziam as apresentações culturais. Estamos colhendo o que plantamos nessa parceria, pois o empresário enxerga no artesanato uma enorme oportunidade de também incentivar essa gente que traz em cada peça a história de uma vida, uma identidade cultural do nosso estado”, afirmou.

A Multifeira Brasil Mostra Brasil segue até o próximo domingo (31), funcionando das 15 às 23h, em uma extensão de quase 14 mil m² de área montada e mais de 350 estandes. A expectativa dos organizadores é que passem pelo local cerca de 120 mil pessoas.

 

Secom

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br