9 de dezembro de 2015 - 07:36

Palestra sobre a importância da preservação do patrimônio histórico é realizada na Secretaria de Cultura

(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

No último dia 03/12, na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, técnicos do IPHAEP promoveram uma palestra sobre a importância da preservação do patrimônio histórico material e imaterial de nossa cidade. O secretário João Leite abriu o evento com uma antessala musical e destacando a importância do que ali ia ser falado, da necessidade de mobilização da população para que a história de Piancó, tão rica e importante que é, se perca no vácuo do tempo.

A historiadora Márcia Albuquerque Alves falou que se perde muito quando nosso patrimônio é demolido, descaracterizado ou mutilado. É como apagar uma página da nossa história. O arquiteto Arthur Medeiros Veiga falou sobre aspectos arquitetônicos e o processo para o tombamento de prédios históricos e o arquivista Jefferson Dantas sobre o patrimônio imaterial que pode estar se perdendo, como os saberes culturais, sobre as rezadeiras que estão desaparecendo, as parteiras, entre outras coisas que hoje já não vemos.

Ambos foram unânimes em afirmar que a nossa cidade tem um patrimônio histórico considerável, e enfatizaram que a população não pode deixar isso se perder, mesmo com as autoridades responsáveis não conseguindo responder preservando, mantendo ou recuperando os prédios e monumentos, é preciso que a sociedade civil ao menos alerte sobre o significado do valor que conserva o patrimônio histórico da cidade. O vice-prefeito Edvaldo Leite de Caldas, em nome do prefeito Sales Lima, disse que vai lutar para que a história de Piancó seja preservada e enaltecida como se deve.

A palestra foi intercalada com apresentações culturais do Coral Piancó em Canto, Grupo Raízes do Forró, Guettu’z Dance, dos poetas Hosmá Passos e José Nilton, e das cantoras mirins Lauanne e Letícia.

 

 

Assessoria

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br